Em 2017, dos 1.807 crimes de violência sexual registrados no Estado, 1.412 foram praticados contra vítimas entre 0 e 17 anos

Foi aprovado, nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa, projeto de lei, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que institui, no Calendário de Eventos do Estado, a Campanha “Maio Laranja”. O objetivo, de acordo com a parlamentar, é que, no mês de maio de cada ano, o Estado promova atividades visando à conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Através da realização de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação entre os alunos da rede estadual de ensino, exibição de filmes, debates nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), realização de seminários e abordagem do tema em programas de rádio e TV, poderemos mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa realidade” ressaltou a deputada.

O “Maio Laranja” é alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A cor laranja foi escolhida para funcionar como um “sinal de alerta”, despertando a consciência da população e de cada indivíduo para uma realidade que precisa ser combatida por todos os meios disponíveis.

Dados obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam que, a cada 10 crimes de violência sexual, 7 vítimas são crianças e adolescentes. Estupro, estupro de vulnerável e exploração sexual registram índice recorrente no Ceará.

“Precisamos investir nas ações preventivas. Informar ajuda a prevenir. Uma vez informada, nossas crianças têm mais chance de se defender de qualquer investida de violência por um adulto. Têm mais condições de reconhecer o que é ruim para elas e também de buscar ajuda”.  

Aderlânia Noronha.

Aderlânia Noronha (SD) propôs ainda, em 2017, a criação de um canal para que as denúncias fossem feitas com maior facilidade, a Ouvidoria Especial das Crianças e Adolescentes (OECA). O projeto, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, está sob análise do governador.

Jornalista Rute Farias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here