Recebe o nome do ex-vereador Eduardo Pessoa, falecido em setembro deste ano. A irmã do homenageado, Emília Pessoa, esteve presente representando a família

Neste sábado (14/10), o município de Caucaia ganhou mais um motivo parar comemorar seus 258 anos de emancipação política. Em noite histórica, o prefeito Naumi Amorim inaugurou ao lado do governador Camilo Santana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Jurema, considerada a maior do Ceará.

O equipamento, que entrou em funcionamento logo após a solenidade, deve realizar uma média de 350 atendimentos por dia, mais de 10 mil ao mês. Classificado pelo Ministério da Saúde como porte II, a unidade conta com 15 leitos e vai oferecer ainda a realização de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e de raio-x.

Foram investidos na obra cerca de R$ 3 milhões. “Eu sei que este era um sonho de todos. Nós tínhamos apenas o Hospital Municipal, a Maternidade Santa Terezinha e os postos de saúde. Mas, aos nove meses de gestão, estamos entregando uma UPA que é a maior do Ceará”, disse Naumi à multidão.

“Quem tiver desde uma dor de cabeça de madrugada, pode vir aqui na UPA, que vai ter médico e enfermeiro para atender”, afirmou Camilo, lembrando o funcionamento 24 horas da unidade. “Esta é a melhor e maior UPA do Estado do Ceará. E vocês podem contar com o nosso apoio para que ela continue servindo cada vez melhor ao povo de Caucaia”, concluiu o governador.

A primeira-dama Erika Amorim comemorou a inauguração citando os avanços da administração na área da Saúde. “Nosso hospital hoje está sendo reformado e serão novos 26 leitos entregues à população. São mais de 150 médicos contratados na gestão Naumi e seis ambulâncias adquiridas. Isso é fruto de compromisso”, declarou ela, que também é secretária municipal de Governo e Articulação Política.

Praça ‘Domingão’

Além da inauguração Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o prefeito Naumi Amorim entregou aos moradores o mais novo ponto de convívio da região: a Praça Domingos José Brasileiro Pontes.

Anexo à UPA, o equipamento conta com academia ao ar livre e brinquedos infantis. Foi nomeado em homenagem ao ex-prefeito de Caucaia. Lara Pontes, filha do homenageado, esteve presente na solenidade. “O Domingos José Brasileiro Pontes, o Domingão, é pouco lembrado no nosso município. Ele foi um homem batalhador. Lembrei dele e essa é uma pequena homenagem”, comentou Naumi Amorim.

Geanne Oliveira foi só elogios ao equipamento novo. “O povo estava precisando de algo assim. Não só a UPA, mas um espaço grande e bonito pra trazer as crianças”, comentou a dona de casa. Ela estava acompanhada da filha, Mayara Oliveira, e de duas netas. A mais velha, de quatro anos, brincava no parquinho; a mais nova, de poucos meses, vai utilizar o equipamento no futuro. “Moramos aqui perto. Com certeza voltaremos sempre”, adiantou.

A postos em um dos equipamentos da academia ao ar livre, Marlúcia Eugênia ansiava uma iniciativa como essa no bairro. “Aqui é um espaço amplo, com vários equipamentos e brinquedos. Um lugar pra trazer a família. Enquanto fico aqui, olho meus netos brincando. Isso é bom demais”, comemorou.

Ascom/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here