Por Moacir Soares

Evitar aglomeração é missão de todos, em prol da vida.

Quem infringir e entrar na folia, vai se aglomerar e se expor com a pandemia do coronavírus correndo solta. Aí poderá ser o último carnaval a participar, pois a morte está à espreita em todos os lugares. O vírus é invisível e se dissemina sutilmente. Não dá para brincar com essa terrível doença. Os números comprovam a dimensão e a extensão dessa dura realidade de infectados e óbitos por toda parte e todos os dias.

Vamos deixar para o próximo ano, com esperança de que em 2022 estejamos todos vivos e vacinados, sem medo para cair na folia comemorando a vida livre da covid-19. A meu juízo, se tivessem suspendido o carnaval do ano passado à disseminação do coronavírus pelo Brasil talvez não tivesse sido tão desastrosa como se viu.

Suspender o carnaval desse ano é algo inquestionável, mesmo sabendo que ele movimenta fortemente a economia brasileira. Entretanto, em decorrência de como está a pandemia e pelo fato de ser um tipo de evento que atrai multidão para espaços restritos/público, cenários perfeitos para transmissão generalizada do coronavírus, não há outra saída. É de sangrar o coração, mas evitar aglomeração é missão de todos, em prol da vida.

Somos a pátria carnavalesca! Nessa época do ano o colorido desfila na passarela, embalado pelo samba, marchinhas, frevo, maracatu, dentre vários outros ritmos que são destaques na maior festa popular do país. Bem disse um dos grandes da constelação do samba: “Quem não gosta de samba bom sujeito não é É ruim da cabeça ou doente do pé”.

Desta vez vamos nos conter com o carnaval no formato virtual ou restrito ao ambiente familiar. Vale a pena evocar Beto Guedes um trecho de uma música sua que diz que: “A felicidade mora ao lado E quem não é tolo pode ver…”.

Busquei o espírito da música “Sal da Terra” para dizer que dá para fazer um bom carnaval com sua prole restrito ao seu espaço, como diz um trecho de uma das marchinhas, “Daqui não saio daqui ninguém me tira…”  e na companhia dos seus pode tudo, até como diz outro trecho de outra bela marchinha, “Garrafas cheias eu quero ver sobrar, eu passo a mão na saca-rolha e bebo até me afogar, …” É carnaval é dia de folia,

Que a alegria do carnaval dure o ano inteiro… A vida é aqui e agora.

Bom Carnaval para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here