A Comissão de Triagem da Assembleia Legislativa, após análise criteriosa, garantiu que 32 povoados estão prontos para se transformarem em municípios, pois atenderam aos pré-requisitos estabelecidos pela Resolução do parlamento maranhense.

Caso seja aprovado, o novo estado do Maranhão do Sul
passará dos atuais 49 para 67 municípios
No total foram 130 solicitações, mas até o momento apenas 32 conseguiram atender a todos os requisitos. Os demais ainda voltarão a ser analisados, pois podem ter preenchido os pré-requisitos.
Caso sejam realmente criados, o que ainda dependerá de uma decisão da Câmara dos Deputados, o número de municípios do possível mapa do Maranhão do Sul será acrescido de seis novos municípios. Sairá dos atuais 49 para 55 cidades.
Os povoados que pediram emancipações e podem ser criados nesta primeira triagem foram: Novo Bacabal, que será dividido de Açailândia; Santa Vitória do Maranhão, de Barra do Corda; Ipiranga, Barra do Corda; II Núcleo do extenso Buriticupu; Alto Brasil, Grajaú e Belém do Maranhão (Tuntum).
Entre os 98 projetos de criação de novos municípios, há ainda mais 12 da região tocantina maranhense e que são parte integrantes do mapa do Maranhão do Sul. Isso significa dizer que, mesmo sem ser ainda autorizado o plebiscito, é possível afirmar que quando receber a autorização da consulta popular, o novo mapa terá mais de 67 novas cidades.
com informações: O Progresso

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here