O prédio histórico e imponente está localizado no centro na cidade e é tombado pelo Iphan

O Museu Histórico do Crato, um dos principais espaços de salvaguarda da memória do Crato e do Cariri e de suas grandes personalidades entra numa fase importante para a sua recuperação, com a reforma e preservação do local. O prédio histórico e imponente, no Centro da cidade, com arquitetura ímpar, será recuperado. É o único tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de forma provisória, no Cariri.

A primeira etapa para iniciar os serviços teve contrato assinado pelo Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, nesta terça-feira, 12, na sede da Caixa Econômica Federal (CEF) do Crato. O valor do repasse para a fase inicial de reforma será de R$ 238.856,59. Os recursos são oriundos da União.

A antiga Casa de Câmara e de Cadeia que deu lugar ao Museu Histórico do Crato J. de Figueiredo Filho tomou o formato atual no final do século XIX. São mais de 200 anos de história. Além disso, o espaço abrigava no piso superior, o Museu Artes Vicente Leite. São mais de 14 anos de fechamento desse espaço. O Prefeito destaca a importância do Museu, ao ressaltar a grande relevância no contexto de preservação da memória da cidade, além da estrutura física de uma das edificações mais emblemáticas da arquitetura do Crato.

Museu Histórico do Crato

Local: Rua Senador Pompéu, 502 – Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here