Por: Lúcio Galvão

A Praça São Pedro, a Igreja Católica e o Colégio de mesmo nome é o principal conjunto histórico, cultural e arquitetônico de Ibicuí

Um absurdo! Apenas um absurdo! Uma reforma que não respeitará em nada o desenho histórico arquitetônico de um dos maiores cartões postais do nosso Município e ainda vai transformar uma Praça que sempre teve uma vocação totalmente diferente, em mais um ponto de venda de comida e bebida. Pois no futuro, é o que acontecerá.

Sou totalmente favorável ao projeto no tocante à construção do anfiteatro e a reforma do hospital, são obras extremamente necessárias. Inclusive estava com o texto pronto para elogiar a retomada da obra do anfiteatro, que representava um dos maiores descasos da história do nosso Município. Mas ao passo que a cultura será grandemente valorizada com a construção do anfiteatro, por outro lado será infinitamente desfigurada com a descaracterização de um espaço que é a cara da cidade. Isso não é revitalizar, é descaracterizar, transformando em outra.

A Praça São Pedro, junto com a Igreja Católica e o Colégio de mesmo nome estão para Ibicuí, como o Pelourinho está para Salvador. Pensem aí, demolir o Pelourinho para construir casas modernas. Cadê a comunidade? A comunidade foi consultada quanto a isso? Não foi mais uma vez. Assim como aconteceu quando se implantou a passarela em frente à Igreja Católica. Gente, isso é um patrimônio histórico, não se pode mudar assim. Mudar, porquê isso é mudar e não revitalizar.

A Praça Régis Pacheco já foi revitalizada. Ali sim foi revitalização e recebeu os meus aplausos! E lá já é um espaço para esse tipo de movimentação. Além dela temos o espaço do parquinho. Mas a Praça São Pedro sempre teve outra vocação. É um jardim gente! É um espaço verde, local para reflexão, para algo totalmente diferente de tudo que se passa nesses outros dois espaços que citei. Coloca as barraquinhas acopladas ao anfiteatro, não precisa descaracterizar o jardim da Praça pra isso.

Viva a reforma do Anfiteatro! Um viva imenso para a reforma do hospital! Mas isso que querem fazer com a Praça São Pedro, sem uma consulta ampla com a sociedade. Ao meu ver como ibicuiense e representante cultural é um atentado. Muda isso enquanto há tempo e revitaliza sem desmanchar pra fazer outro.

E o “Mas vai ficar lindo!” que alguns dizem, não se aplica a um patrimônio histórico que já é lindo! Precisa apenas ser conservado. Estou isolado há três meses e não saio, por isso não sei o que se passa e só recentemente soube por acaso da derrubada de um antigo casarão que ficava perto do antigo Clube. Um local que, antes mesmo do Colégio São Pedro, funcionou como escola e internato. E ninguém diz nada. Não culpo totalmente quem compra e derruba, pois a cidade não tem um projeto pelo seu patrimônio histórico. Não tem nada! Cadê as autoridades? Cadê o povo? Será que é essa a cara do povo ibiunense em relação ao seu patrimônio histórico.

E depois dessa tristeza, ao abrir a internet agora me deparo com isso. É impossível a minha essência me calar. Em tanto que me felicitava e felicito com ações positivas, algumas das quais participei nesse governo, sobretudo no plano cultural, mas essa não.

Por favor, não descaracteriza esse patrimônio histórico prefeito Marcos Galvão, gestão atual que em tanto tem nos alegrado. Povo de Ibicuí! Esqueçam a doença política e acorda! Não permita isso! Pare de deixar sua história expressa em seus patrimônios sumir pelo ralo. REVITALIZAÇÃO no caso de um patrimônio assim, deve ser norteada pela RESTAURAÇÃO. Não posso fazer nada além de deixar aqui o meu apelo em favor de um patrimônio histórico (esse público) de Ibicuí.

NÃO DESMANCHE A PRAÇA SÃO PEDRO PRA FAZER OUTRA. ANTES DISSO, RESTAURE!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here