As atividades em saúde já realizadas pelo município como atendimento pré-natal, programa de amamentação, vacinação e frequência de alunos nas atividades escolares, foram debatidas na reunião

A Prefeitura de Caucaia participou nesta terça-feira (12) de uma nova fase do Selo Unicef no Ceará que marcou o início de um ciclo especial de formação a distância para apoiar a ação dos municípios na prevenção do novo coronavírus. O encontro virtual foi mediado pelo médico epidemiologista Antônio Lima, pós-doutor pela universidade de Harvard e integrante do comitê científico do consórcio nordeste para enfrentamento da Covid-19.

“Esta foi uma capacitação do Unicef para mantermos os cuidados com crianças e adolescentes em tempos de coronavírus”, explicou Juliana Barcelos, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia. O encontrou também contou com a participação da articuladora do Selo Unicef em Caucaia, Telma Diógenes, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

“Não é por estarmos durante uma pandemia que o assistencialismo não vai funcionar. É exatamente neste momento que precisamos. Nos assuntos apresentados no encontro comprovamos que Caucaia está muito bem, pois mantemos estas ações e diversas outras, como as ações de puericultura, pré-natal, vacinação e recentemente a volta as aulas em modelo remoto”, contou Juliana. Há cerca de 60 dias para finalização da certificação do Selo Unicef, ela ressalta “estamos bem encaminhados”. 

Caucaia concluiu os 8 desafios temáticos desenvolvidos pelos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) e conquistou 100% de aprovação em cada área. As atividades são propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância como forma de certificar o município ao Selo Unicef.

As atividades são nas áreas do esporte, saúde, profissionalização, educação e enfrentamento ao racismo, uso seguro da Internet, inclusão escolar e direito à saúde sexual e saúde reprodutiva.

O Selo UNICEF

O Selo Unisef é concedido somente às prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Tudo com base em indicadores oficiais e promoção de atividades obrigatórias. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here