A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal, depois de ter tido a indicação de seu nome preferido, Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), bloqueada por liminar do Supremo Tribunal Federal.

Rolando Alexandre de Souza ocupava a Secretaria de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um dos principais assessores de Ramagem na agência e muito próximo do delegado. O diretor da Abin participou da escolha do novo chefe da PF a pedido de Bolsonaro.

A nomeação do delegado ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a nomeação e a posse de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da PF. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, citou declarações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro que, ao deixar o cargo, acusou o presidente Bolsonaro de tentar interferir politicamente no órgão.

O presidente vinha insistindo que queria indicar novamente Ramagem para o posto, mas não queria deixar a PF por muito tempo nas mãos de Disney Rossetti, interino que assumiu com a derrubada da indicação de Ramagem, e era um dos nome levantados pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro para ficar no lugar de Maurício Valeixo, cuja exoneração do comando da PF por Bolsonaro levou ao pedido de demissão de Moro.

Após a decisão de Moraes, o próprio presidente tornou sem efeito a nomeação do delegado e manteve Ramagem como diretor-geral da Abin, cargo que ocupa desde o início do governo.

Informação Agencia Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here