Entre os assuntos abordados, estava a falta de conscientização da população na importância do isolamento social

Em reunião realizada durante esta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, apresentou a todos os secretários municipais os detalhes das ações desenvolvidas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O momento foi oportuno para a troca de experiências das ações de outras secretarias e sugestões para aprimoramento das atividades.

O encontro foi coordenado por Moacir Soares, titular da pasta da saúde, a partir de uma sala criada na sede da secretaria especialmente para a realização de vídeo conferência e monitoramento diário das principais ações desenvolvidas nos equipamentos de saúde.

“Nossas ruas estão lotadas. Orientamos, fazemos o nosso trabalho no repasse de informações e iniciamos a distribuição de máscaras. Enquanto isso, os hospitais estão lotando e pessoas estão morrendo. A população precisa se conscientizar que o vírus está na cidade se proliferando de forma rápida”, disse Moacir.

Entre as ações desenvolvidas pela gestão municipal está a distribuição de 500 mil máscaras reutilizáveis de tecido, que iniciou nesta quarta-feira (29) no Centro da cidade. Nos próximos dias, as máscaras também serão distribuídas nos bairros mais afetados pelo novo coronavírus (Covid-19). Os servidores da saúde e seus familiares próximos também serão os primeiros a receberem as máscaras por estarem atuando na linha de frente no combate ao coronavírus.

Para atuar diretamente no atendimento aos pacientes, a Prefeitura convocou 154 novos profissionais de saúde para reforçar a rede, além da aquisição de insumos (álcool em gel 70%, máscaras e equipamentos de proteção individual) para as 45 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

“Alugamos duas ambulâncias para dar suporte aos principais equipamentos de saúde pública de Caucaia e pulverizamos o Mercado Público Juaci Sampaio Pontes, ruas do Centro e calçada dos equipamentos de saúde. Todas estas ações estão interligadas e focam diretamente o combate ao vírus”, ressaltou Moacir.

Até o momento, 37.593 doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no município, somando a primeira e a segunda fase da Campanha Nacional. A cobertura vacinal em idosos chegou a 104,78%, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde de 90,88%. “Também lançamos o Teleinforma RIS para informar por telefone os pacientes com casos negativos e criamos o Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que oferece apoio com consultas psicológicas para profissionais da saúde de Caucaia”, completou.

O Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha foi reestruturado com a instalação de 12 camas e seis ventiladores mecânicos para atender pacientes em estado grave. A Secretaria de Saúde também implementou o Projeto “Teia da Saúde”, onde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) mantém contato com as famílias por meio de grupos de mensagens. O posto de saúde do Cumbuco, também foi readequado com atendimento estendido até às 22h.

Outra ação apresentada é a circulação de carros som em bairros com maior incidência de casos levando informações de prevenção e combate a proliferação do vírus. “Das diversas atividades que estamos elaborando, recebemos o apoio de outras secretarias que também desenvolvem suas atividades a partir de suas competências”, ressaltou Moacir.

Ele relembrou a entrega de 55 mil kits de alimento às famílias dos alunos da rede municipal de ensino, realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a isenção da taxa de iluminação pública para famílias que consomem até 150 kw/h, a prorrogação do início do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas do município, além da notificação das agências bancárias e casas lotéricas para garantir álcool em gel aos colaboradores e clientes, e ordenamento das filas em obediência aos espaçamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here