Você sabia que não precisará mais carregar no bolso sua carteira de motorista em papel, isso porque a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital pode ser baixada por meio de um aplicativo de smartphone

A autenticidade é garantida por assinaturas e certificados digitais, que se valem da tecnologia de QR Code. Dessa maneira, somente os cidadãos aptos a dirigir que possuem versões mais recentes da CNH, podem baixar e utilizar a versão digital. Desde maio de 2017, as carteiras de motorista são emitidas com o QR Code impresso nelas. Isso porque todas as unidades da federação já aderiram à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital

A adesão não é obrigatória. Vale lembrar que quem for abordado e não tiver o documento em papel nem no celular incorre em infração leve, sujeito a multa de R$ 88,38, e o veículo fica retido até que alguém com documento vá buscá-lo.

Acompanhe o passo a passo para obter o aplicativo e cadastrar os seus documentos

  1. Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;         
  2. Cadastro de usuário
    1. Uma vez instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br”
    2. Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)
    3. Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após criar a conta deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.
  3. Baixar CNHe
    1. Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
    2. Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
    3. Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:
      1. Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
      2. Efetuar a leitura do QR Code;
      3. Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
      4. Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
      5. Pronto está disponibilizada a CNHe em seu smartphone;

Se você já tiver validade os dados de sua CNH por meio de certificado digital, ao clicar em CNH digital, o aplicativo seguirá direto para o cadastro do PIN.

Após o cadastro do PIN, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital. Para acessá-la, bastar clicar em cima do ícone que leva ao documento e inserir o PIN. A imagem de sua CNH, frente e verso, estará disponível para conferência, com a mesma validade do documento original em papel.

É importante lembrar que, em caso de perda ou roubo do aparelho, a CNH digital está protegida pelo PIN cadastrado. Ainda assim, por meio do portal de serviços do Denatran, o usuário pode desvincular a CNH digital do aparelho.

Informação DENATRAN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here