Fundada em 1862 pelo missionário estadunidense Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859

Atendendo a propositura do vereador Gardel Rolim (PDT), através do requerimento 5426/2019, a Câmara Municipal de Fortaleza, realizou, na última terça-feira (10), no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB. A solenidade contou com as presenças de representantes nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil e as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de autoridades, líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana e destaca todo o papel social e espiritual que a IPB influencia gerações. “Para mim, foi um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, foi uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

Na solenidade, foram homenageados o Secretário Executivo do Supremo Concílio e representante da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Juarez Marcondes Filho; os atuais Presidentes dos Sínodos do Nordeste e Ceará, Rev. Gleide Nascimento de Oliveira e Rev. Rogério Carlos Castro da Silva, respectivamente; Joyce Pinheiro de Araújo Andrade; Zoely Castelo Branco, representada por sua sobrinha, Zirlane Castelo Branco Coelho; Leonita Barbosa Fragoso; Presb. Dr. Edilson Brasil Soárez (in memoriam), representado por seu filho, Presb. Dr. Ednilton Gomes Soárez; Presb. Manassés Claudino Fonteles; Presb. José Batista dos Santos (in memoriam), representado por sua filha, Ilda Angélica dos Santos Correia; Rev. Othoniel Silva Martins, Rev. João Rodrigues da Silva; Rev. Josué Batista dos Santos; Rev. Noemias Fragoso Vieira, representado por sua filha, Eclésia Fragoso Nogueira e Rev. Raimundo Vieira Rosa.

História

O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

ASCOM/GAB Vereador Gardel Rolim (Lucas Pessoa Rebouças)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here