Caucaia foi a cidade cearense com população de até 500 mil habitantes que mais abriu empresas em janeiro deste ano

Ao todo, 353 empreendimentos iniciaram operação no município só neste começo de 2020. Os dados são oficiais, da Junta Comercial do Estado (Jucec).

Em todo o Ceará, 8.340 novos negócios foram formalizados mês passado. No Estado, apenas Fortaleza tem população maior do que Caucaia, o que faz do desempenho caucaiense o melhor dentre todos os 183 municípios cearenses com menos de 500 mil pessoas.

O alto índice de abertura de empresas dialoga também com a performance de Caucaia na geração de empregos. Em 2019, o município teve o maior saldo de vagas de todo o Ceará. Foram 2.039 oportunidades com carteira assinada entre janeiro e dezembro, a melhor performance desde 2015, superando inclusive Fortaleza, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Secretário municipal de Planejamento Urbano e Ambiental, Daniel Cavalcante destaca a celeridade processual que hoje pauta a Prefeitura no tocante à liberação de novos negócios. Todos os alvarás, por exemplo, atualmente são digitalizados. “Trâmites que demoravam oito meses caíram pra 24 horas, em alguns casos. Isso fez com que novas empresas viessem pro município e as que já estavam continuassem. Estamos tratando com dignidade o investidor, porque é ele quem faz girar o dinheiro e gera emprego.”

Destaque também para a vigência do novo Plano Diretor, que garante mais segurança jurídica às empresas. Em 2016, a Prefeitura emitiu 462 alvarás de funcionamento. Foram 3.500 no ano passado. Um aumento de 657%, enaltecido pela presidente da Agência de Desenvolvimento de Caucaia (Adeca), Adelina Feitosa.

“Pela privilegiada localização geográfica e por ter uma demanda muito grande devido ao tamanho da população, Caucaia é enxergada hoje pelo mercado como tendo um forte potencial econômico. O município apresenta um novo cenário, com novas legislações e celeridade processual. Também estamos circulando mais em espaços estratégicos e trabalhado a imagem do município como um todo, disponibilizando dados, divulgando ações…”, destaca ela.

A saúde financeira da gestão também é apontada como fator positivo para o mercado investidor ser favorável a Caucaia. Desde 2017, a Prefeitura paga todos os salários do funcionalismo público em dias e já concedeu uma série de benefícios a diversas categorias.

“Isso impacta diretamente no comércio. A Prefeitura injeta dinheiro de forma contínua. Isso faz com que a economia gire e o comércio reaja. Ao verem todo esse círculo virtuoso, as pessoas procuram se legalizar. Isso dá segurança pro empresário vir pra Caucaia e facilita a abertura de créditos”, finaliza Adelina Feitosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here