Os equipamentos irão melhorar a trafegabilidade de motoristas e pedestres

O prefeito Naumi Amorim inaugurou nesta sexta-feira (24/1) o novo sistema de iluminação pública da avenida Ayrton Senna, no Arianópolis, bairro da Grande Jurema. A ação integra o programa de melhoramento da iluminação pública de Caucaia, que restaurou em apenas um ano e meio 60% da rede elétrica municipal.

A via recebeu 11 postes. A avenida liga o Araturi ao Metrópole. “A iluminação é uma reinvindicação antiga dos moradores daqui. Estou feliz em entregar essa obra de qualidade, que trará mais segurança à população”, afirmou Naumi. 

São 22 luminárias de LED com potência de 211 Watts. Além de segurança, as lâmpadas significam economia com os custos em iluminação, já que consomem cerca de 50% menos do que as antigas, convencionais. Além disso, foram colocados 11 braços ornamentais duplos e instalados mais 350 metros de cabos. 

“Com certeza, o comércio vai melhorar com a chegada dessa iluminação. Talvez seja uma pequena obra, mas tem um significado imenso”, destacou Assis Medeiros, titular da Secretaria Municipal do Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), pasta responsável pela obra.

A partir de calendário de ações desenvolvido e executado pela SPSPTrans, a Prefeitura substitui lâmpadas de vapor sódio (amarelas) por lâmpadas de vapor metálico, bem como viabiliza a instalação de postes em regiões que nunca tiveram iluminação pública. 

Só no ano passado, foram instaladas em vias públicas mais de 17 mil novas luminárias, beneficiando 127 bairros e localidades de Caucaia. A meta, de acordo com a SPSPTrans, é encerrar 2020 requalificando 100% dos pontos de iluminação do município.

“Parabéns ao prefeito e aos moradores do local pela nova iluminação. O Legislativo tem por obrigação cobrar o Executivo, mas precisa ser justo em reconhecer as melhorias realizadas pela atual gestão”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereador Enéas Góes.

“Antes, tudo era escuro. Agora, com essa iluminação, tudo vai melhorar. Apesar de a avenida ser tranquila, esses novos postes vão evitar assaltos e diminuir a sensação de insegurança”, celebrou a costureira Neide Fonseca, moradora do bairro há mais de 20 anos. 

Para além da inciativa da Prefeitura, a população pode contribuir com a gestão solicitando reparos, instalação ou reposição de equipamentos. Para isso, basta ligar para a Central de Iluminação Pública. O número é 0800.878.27.41. A chamada é gratuita e o atendimento é 24 horas.

No ato do registro, o solicitante deve obrigatoriamente informar: nome, rua, ponto de referência, telefone para contato e, se possível, dizer a placa de identificação do poste com a luminária que precisa de conserto ou troca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here