Os encontros serão marcados pela apresentação dos dados coletados nas pesquisas e blitze e por debates

Após aplicar pesquisas domiciliares em diversos bairros de Caucaia (FOTO) e realizar blitze de captação de informações de condutores nas principais vias do município, a Prefeitura entra numa nova fase da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) da cidade.

Nos próximos meses, caucaienses e entidades da sociedade civil poderão sugerir medidas ao documento. Audiências públicas serão realizadas em diversas localidades.

Técnicos proporão medidas de melhoramento da política de mobilidade urbana de Caucaia, que até hoje nunca implementou um PMU. Para entrar em vigor, o documento precisará ainda ser analisado, discutido e aprovado pelos vereadores, tanto nas comissões técnicas quanto em plenário.

“Os dados que coletamos entre setembro e dezembro do ano passado já vinham sendo analisados e vão continuar sendo, para gerarmos um diagnóstico. Esse relatório geral com algumas ideias vai pras audiências. Com as propostas e ideias da população, a gente altera e encaminha pra Câmara”, detalha Lucas Caldas, engenheiro civil que coordenou as pesquisas e blitze.

Além de ser obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes (conforme estabelece a Lei Federal nº 12.857, ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana), o PMU é exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

É com financiamento CAF que a Prefeitura executa desde junho do ano passado o Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município e um dos maiores do Ceará. Estão sendo investidos mais de R$ 320 milhões em diversos projetos. Quase 70% desse recurso é destinado a obras e ações de mobilidade.

“As pesquisas e as blitze foram muito importantes porque vão nos revelar como as pessoas se deslocam em Caucaia. Vamos saber se vão de ônibus, de carro, a pé, de bicicleta etc, e para onde vão. De posse dessas informações, inúmeros projetos podem ser implementados. O PMU é um instrumento valioso pra gestão definir os rumos de mobilidade que quer para o município nos próximos anos”, pontua o coordenador-geral do Avança Caucaia, Fábio Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here