Quadra chuvosa requer atenção de todos; saiba para quem ligar em caso de sinistro

0

Caucaia tem hoje 17 pontos de risco monitorados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)

Iniciada há alguns dias, a quadra chuvosa pode representar colheita farta para muita gente, mas também acende o sinal de alerta dos cuidados que todo cidadão deve ter para evitar riscos de enchentes, inundações, deslizamentos e outros transtornos.

Até o momento, nenhum sinistro foi registrado nessas localidades, mais propensas, por exemplo, a alagamentos em razão da cheia de rios, mangues e lagoas ao redor dos quais estão inseridas e que se elevam acima do normal nesta época.

Em caso de emergência, seja o morador de área de risco ou não, a orientação é acionar a Defesa Civil ou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) o mais rápido possível. Ambos os contatos podem ser feitos por telefone.

A depender da estrutura e do tempo de uso do imóvel, em especial se a propriedade não tiver recebido serviços anuais de reparo e manutenção, as chuvas representam também riscos de desabamento, deslizamento e incêndio.

Há ainda a possibilidade de transmissão de doenças infecciosas como leptospirose e hepatite (ambas tratáveis na rede pública de saúde) quando houver contato com a água das enchentes.

Coordenador da Defesa Civil de Caucaia, Airton da Silva alerta sobre outro fator que pode contribuir com sinistros: o descarte irregular de lixo, que provoca o entupimento dos bueiros – fundamentais para a água da chuva escoar – e consequentes alagamentos.

“É importante que a população contribua para evitar transtornos nessa época. Não colocar lixo perto de esgoto e respeitar o calendário da coleta são ações importantes”, ressalta Airton.

Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em 94 cidades cearenses (dentre elas, Caucaia), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

SERVIÇO
DEFESA CIVIL:
 (85) 3342.0718

CIOPS: 190

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here