Caucaia cumpre 5 dos 8 desafios com um ano de antecedência do Selo Unicef

0

Mobilizada para reconquistar o Selo Unicef, Caucaia já cumpriu cinco dos oito desafios temáticos envolvendo crianças e adolescentes do município

As tarefas são propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância como forma de garantir a participação de indivíduos até 18 anos no processo de certificação.

O Selo é concedido somente às prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Tudo com base em indicadores oficiais e promoção de atividades obrigatórias. Até o momento, Caucaia tem 100% de aprovação nos desafios 1, 2, 3, 5 e 8, que tratam de ações nas áreas do esporte, saúde, profissionalização, educação e enfrentamento ao racismo.

Os três desafios pendentes versam sobre uso seguro da Internet, inclusão escolar e direito à saúde sexual e saúde reprodutiva. Para cumpri-los, os integrantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) precisam promover ações entre si, com jovens de fora dos colegiados e dentro da Prefeitura para estimular todas as instância no tocante à participação cidadã deles mesmos.

“O desafio é executado, nós encaminhamos a documentação comprobatória ao Unicef, incluindo relatório e até lista de frequência, e o Unicef nos devolve indicando a aprovação ou não. Devemos ter a aprovação dos três desafios restantes nos próximos dias. Caucaia parte na frente e é um dos poucos municípios a já cumprir todos desafios”, afirma o mobilizador de adolescentes do Selo Unicef em Caucaia e coordenador dos Nucas, pedagogo Anízio Silva.

Ele destaca as ações desenvolvidas para o cumprimento dos desafios 1 (esporte) e 5 (educação) como as mais marcantes dos Nucas, que em Caucaia são a maior rede do Ceará – com sete núcleos, sendo dois destinados à promoção de atividades em territórios de povos originários, já que a cidade concentra a maior população de quilombolas e indígenas do estado.

“Eles entrevistaram atletas locais que tiveram destaque em competições e fizeram história na nossa cidade, participaram de torneios entre os Nucas… Foram atividades maravilhosas, que despertaram em alguns adolescentes a vontade de serem agentes públicos”, acrescenta o mobilizador.

O resultado do Selo Unicef será divulgado no segundo semestre de 2020.

OS OITO DESAFIOS DOS NUCAS
1. Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo 
2. Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade 
3. Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem 
4. Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
5. Promover a educação para a cidadania democrática
6. Promover a inclusão escolar e a troca de saberes 
7. Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva 
8. Promover práticas de enfrentamento ao racismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here