Ao todo, 30 alunos participaram da ação

Alunos da Escola João Paulo II, localizada no Camará, produziram uma horta medicinal na manhã desta segunda-feira (09/12). As hortas são compostas por mudas de malva corama, boldo, erva doril e babosa.

“Montamos a horta no jardim da escola e ensinamos os alunos a plantar, regar e os benefícios que eles terão com as plantas medicinais”, afirma a técnica ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Erilane dos Santos.

A ação faz parte do Projeto Horta nas Escolas, idealizado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Imac, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) e de Saúde (SMS) de Caucaia. Executado há um ano, o Projeto já implantou oito hortas medicinais em escolas da rede municipal de ensino.

“Sob a supervisão de um professor, eles vão regar todos os dias e poder cuidar da horta, além de usar as plantas na escola”, completa Erilane. Conforme o presidente do Imac, Hugo Pontes, o espaço é uma opção medicinal para a escola e aproxima o manuseio das ervas do aprendizado em sala de aula.

“Sensibiliza e estimula alunos e professores para cuidarem e usufruírem do consumo de chás, ao invés de tomarem remédios. Os chás podem ser utilizados também na merenda escolar. Isso constrói sensibilidade ecológica nas comunidades envolvidas”, ressalta. A próxima escola a receber o projeto será o Convento das Irmãs Cordimarianas, localizada no Pabussu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here