A Assembleia Legislativa traz um tema muito importante que é a discussão de pensar políticas públicas e leis para punir a violência contra a mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará lançou na sexta-feira (06/12), no Auditório Murilo Aguiar, a campanha Laço Branco, que busca sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, com base em ações educativas.

A procuradora especial da mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), alertou que o Ceará é o segundo estado do Nordeste com o maior número de casos de feminicídio e aponta o debate como fundamental para desconstruir o machismo presente na sociedade brasileira.

”Sabemos que 96,4% da violência contra a mulher no estado é cometida pelos homens. Por isso, é necessário conversar e trazer esse assunto para dentro da Assembleia Legislativa e das escolas. A campanha inicia hoje, mas prossegue durante o ano. Vamos continuar com varias ações em parceria com a caravana de combate à violência contra a mulher e pretendemos levar o tema para as portas das universidades e outros espaços, no intuito de intensificar a campanha e informar um maior número de pessoas”. Augusta Brito.

Para o professor universitário e ativista pela equidade de gênero Germano Lima, a adesão do Poder Legislativo na luta pelo fim da violência contra a mulher vai somar esforços. ”Em 2003, fui um dos idealizadores da campanha em Fortaleza, onde trabalhamos nas periferias do Pirambu e Conjunto Esperança. “Levantamos essa bandeira por muitos anos, mas com esse lançamento ela ganha uma nova perspectiva sendo disseminada para todo o estado por meio do Poder Legislativo”, afirmou. Germano Lima é professor na região do Cariri, que possui um dos maiores índices de feminicídio do Ceará. “Sei que é um desafio mudar essa realidade, mas o engajamento dos homens é muito importante”, afirmou.

A campanha Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. O psicólogo e mestre em saúde pública, Daniel Costa Lima, avalia que ao abraçar a campanha Laço Branco, a Assembleia pode contribuir com ações concretas para minimizar os alarmantes índices no Estado.

Saiba mais

“Durante o lançamento da campanha Laço Branco foi exibido o documentário ‘‘Precisamos Falar com os Homens”, que levou ao público sobre uma reflexão sobre masculinidades e o papel do homem no combate ao machismo. O psicólogo Daniel Costa afirma que o documentário aborda a idéia de como o machismo também marca a vida dos homens e reverbera nas mulheres. ”O documentário foi feito pra gente refletir um pouco mais sobre os impactos do machismo, sobre como ele se estrutura na construção social e para gente pensar o que podemos fazer para mudar isso”, conclui.

O lançamento da campanha foi prestigiado pelo deputado Elmano de Freitas (PT) e por alunos de escolas de Fortaleza e Frecheirinha.

A programação da campanha Laço Branco teve início pela manhã com apresentação da iniciativa aos parlamentares. Em seguida, houve a distribuição de laços brancos e folders informativos para os pedestres no cruzamento da Av. Pontes Vieira com a Rua Barbosa de Freitas.

Informação/Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here