A sessão itinerante visa estreitar a interlocução entre a sociedade e o Poder Legislativo.

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta sexta-feira (08/11), a primeira sessão Itinerante da atual legislatura, no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Na ocasião, autoridades presentes comentam a importância do evento na localidade.

O governador do Estado, Camilo Santana (PT), comentou que esta é uma excelente iniciativa do Poder Legislativo de aproximar o trabalho dos parlamentares dos cidadãos do interior do Estado. “Muitas vezes as pessoas não têm a real dimensão da importância do trabalho do Legislativo e de que forma ele pode melhorar a vida delas”, acrescentou.

Durante a sessão itinerante, o governador Camilo Santana, assinou a Ordem de Serviço para a instalação do Teleférico de Juazeiro do Norte. O equipamento, orçado em cerca de R$ 70 milhões, vai ligar a estação Romeiros à estátua de Padre Cícero, no Horto. O investimento é um projeto da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), contando ainda com verbas federais do Ministério do Turismo e acompanhamento da Superintendência de Obras Púbicas (SOP).

De acordo com Camilo Santana, a empresa selecionada para realizar a intervenção já iniciou o canteiro de obras, e a previsão é de que a entrega aconteça no segundo semestre de 2022.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, destacou que a sessão itinerante promove aproximação dos deputados com a população do Cariri. “A aproximação do Poder Legislativo é algo bastante positivo, pois ajuda a população do Cariri a conhecer e entender o trabalho dos parlamentares cearenses, sendo assim, todos têm a ganhar, tanto a população caririense quantos os deputados estaduais”.

Também participam do evento o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; o secretário da Superintendência de Obras Públicas do Ceará, Quintino Vieira; o secretário de Cultura, Fabiano Piúba; os deputados federais José Guimarães (PT-CE) e Roberto Pessoa (PSDB-CE), além de secretários e ex-prefeito da região do Cariri.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), informou que pretende realizar, a partir de 2020, duas sessões itinerantes por ano.

“Desde que cheguei, acompanhado pelo governador Camilo Santana, recebi demanda da população sobre os problemas da região do Cariri. Ações como essa, fornecidas pela Casa, servem para estreitar as relações entre o Poder Legislativo e os seus eleitores. Por isso pretendo, a partir e 2020, realizar uma sessão itinerante a cada semestre”.

José Sarto.

Na ocasião, o presidente Sarto recebeu um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para a Região Metropolitana do Cariri, um documento produzido pela Universidade Federal do Ceará do Cariri (UFCA) e pela Universidade Regional do Cariri (Urca) com propostas de melhorias para a região.

Sessão solene

Além da sessão itinerante, aconteceu também a solenidade que celebra os 50 anos da inauguração da estátua de Padre Cícero. O evento atendeu requerimento dos deputados Fernando Santana (PT) e Fernanda Pessoa (PSDB), com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Informação Agencia AL

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here