A iniciativa deverá ser administrada através de uma parceria institucional entre as Secretarias de Saúde, Educação e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

A vereadora Priscila Costa (PRTB) deu entrada em um projeto de indicação (0365/2019) que requer a criação de um programa municipal de segurança escolar, intitulado “Escola Segura”. O projeto, ficará como atribuição da Secretaria de Saúde elaborar plano de trabalho no sentido de promover políticas públicas relacionadas ao suporte e monitoramento de saúde psicológica dos alunos, podendo, se necessário, estabelecer parceria institucional, sem ônus para o município.

“Nos últimos anos, nos deparamos com fatos de extrema violência em ambiente escolar, uma realidade antes vistas em outros países, mas que a cada dia vem preocupando pais e alunos. Com esse programa, através da cooperação técnica entre as secretarias, em médio prazo, irá proporcionar um ambiente saudável e livre de qualquer evento que ponha em risco a vida humana em ambiente escolar”.

Priscila Costa.

A Secretaria de Educação deverá elaborar uma proposta pedagógica municipal estabelecendo calendário de ações periódicas contendo: palestras, minis seminários, rodas de conversa sobre comportamento psicossocial, saúde psicológica e temas ligados a observar sintomas da depressão, ansiedades e outros transtornos.

Já a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã criará um plano de segurança pública com foco na prevenção de atentados nas escolas, capacitando colaboradores que trabalham diretamente com o monitoramento de entrada, permanência e saída das escolas no sentido de identificar atitudes suspeitas relacionadas a atos terroristas, homicidas e suicidas.

Informação ASCOM/GAB (Fabio Tajra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here