De acordo com a Polícia Militar do Ceará, um público de 70 mil pessoas acompanhou os três dias de shows, com a participação de artistas locais e nacionais

A cidade de Caucaia, conhecida internacionalmente como um dos destinos mais cobiçados do mundo para prática de kitesurf, tornou-se também, durante a última semana, um destino de cultura. É que durante as comemorações de seus 260 anos de emancipação política, a cidade recebeu turistas e movimentou a economia local, com uma agenda de atividades culturais, shows populares e ações institucionais.

O comércio local também pôde sentir os impactos dos festejos. Estima-se que a economia local chegou a movimentar recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão. Na arena montada para a celebração, cerca de 50 barraqueiros e ambulantes comercializavam seus produtos, gerando emprego e renda para a população local. Somente com a noites festivas, a movimentação de recursos girou em torno de R$ 400 mil. Além disso, toda a bebida comercializada no evento era de material reciclado, o que ocasionou ganho adicional aos recicladores de lixo.

A ocupação da rede hoteleira na orla do litoral de Caucaia, segundo a secretaria municipal de Turismo e Cultura, registrou os 70% de ocupação, número considerado alto para o período do ano. Além das belezas naturais, a época é uma excelente oportunidade para o turista visitar a cidade, principalmente o Centro da Sede. A proposta foi integrar a população do município e atrair mais turistas para a região.

A diversidade cultural da festa foi outro grande atrativo. As atrações da festa agradaram católicos e evangélicos com dias específicos para as apresentações, além da noite da grande atração: o cantor Wesley Safadão.

Conforme o titular da Secult, Paulo Guerra a ação da data comemorativa é importante em prol da cultura e do turismo local. “O evento também contribui para movimentar a atividade econômica na região. De acordo com análises das edições anteriores, a Semana do Município é um motivador de fluxo de turismo e gera benefício econômico para todo o município”, explica.

Além de atrair turistas, a Semana do Município é mais uma alternativa, um valor agregado para quem reside na cidade. “Com as atrações nacionais os hotéis, restaurantes, comércio, toda a cadeia turística se beneficia”, conclui, Paulo Guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here