Uma equipe de investigação da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu/CE, através da Divisão de Combate aos Crimes Cibernéticos, concluiu uma investigação de quase 6 (seis) meses de duração e elucidou o caso de mais um perfil fake que atuava na cidade de Iguatu/CE.

Na campanha política para Prefeito e Vereador do ano de 2016, foi criado na Rede Social FACEBOOK um perfil falso (fake) denominado “FRANCISCO PIMENTA” que tinha como principal objetivo realizar postagens caluniando, difamando e denegrindo a imagem do Deputado Estadual AGENOR NETO e de pessoas ligadas ao seu grupo político. Em contrapartida, o perfil realizava publicações com o intuito de BENEFICIAR e FAVORECER os adversários do referido Deputado, além de influenciar e manipular a opinião pública com postagens de tema político. O perfil ficou bastante conhecido na cidade e alcançou cerca de 5.000 (cinco mil) seguidores e suas postagens tiveram uma grande repercussão e alcance em Iguatu e região. O perfil esteve ativo realizando publicações e postagens por pouco mais de 03 (três) anos e no início do ano de 2019 foi excluído.

O Delegado Regional de Iguatu/CE, Dr. MARCOS SANDRO coordenou as investigações e designou o Delegado WESLLEY ALVES e sua Equipe para ficarem à frente do caso. A POLÍCIA CIVIL de Iguatu/CE já vinha monitorando a atuação do citado perfil fake há alguns meses e no início do ano de 2019 desencadeou uma série de ações com o fim de elucidar o caso. Com o apoio da Justiça da Comarca de Iguatu/CE foi decretada a Quebra do Sigilo de Dados do perfil e em seguida, com o apoio da Empresa FACEBOOK, a EQUIPE conseguiu informações básicas, como as datas e as horários exatos dos acessos ao perfil. Posteriormente, com o apoio das Empresas BRISANET, MOB TELECOM, TELEMAR-OI, VIVO, CLARO e GOOGLE, os Investigadores conseguiram informações importantíssimas sobre o local exato de onde partiram boa parte das postagens e sobre quem estava realizando as publicações criminosas.

Após seis meses de investigações e depois de um longo trabalho de inteligência policial e análise de mais de 350 (trezentos e cinquenta) páginas de documentos e dados, os Investigadores concluíram que as pessoas de CÍCERO RODRIGUES FERREIRA (41 anos), AURILEIDE ALVES DE ASSIS (41 anos), JOSSENIR ALVES DE ASSIS (34 anos) e VINÍCIUS MENDONÇA ASSUNÇÃO (38 anos), eram os autores materiais das postagens caluniosas e difamatórias realizadas pelo perfil fake “FRANCISCO PIMENTA” durante os seus mais de 03 (três) anos de atuação. Os infratores foram localizados e notificados para comparecerem na Delegacia Regional de Iguatu/CE para serem interrogados e para prestarem esclarecimentos. Ao final das investigações, os infratores foram INDICIADOS pelos crimes de Calúnia, Difamação e Injúria (artigos 138, 139 e 140 do Código Penal) e responderão pelos crimes cometidos perante a Justiça da Comarca de Iguatu/CE. A quadrilha vai responder também por crime cibernético.

Ficou elucidado durante as investigações que o casal CÍCERO RODRIGUES e AURILEIDE realizavam boa parte dos acessos ao perfil fake usando a conexão de internet da sua própria residência e isso ocorria durante vários horários durante o decorrer do dia (manhã, tarde e noite). Além disso, a internet usada pelos dois para realizar as publicações, mais precisamente no ano de 2017, estava registrada no nome da pessoa de JOSSENIR ALVES, irmão de AURILEIDE. Em relação à pessoa de VINÍCIUS MENDONÇA, os Investigadores tomaram conhecimento de que ele teve acesso ao perfil fake do “FRANCISCO PIMENTA” e realizou postagens através do seu aparelho celular usando uma conexão 3G e também através de conexões de internet do seu local de trabalho.

Segundo o apurado durante toda a investigação, a motivação das postagens está relacionada diretamente a fins políticos e tinha o principal objetivo de denegrir a imagem do Deputado Estadual AGENOR NETO e de pessoas ligadas ao seu grupo político. Por outro lado, as postagens manipulavam a opinião pública sobre fatos políticos e sociais ocorrido no Município de Iguatu/CE e beneficiavam, por consequência, os adversários do Deputado Agenor Neto.

Fonte: Diário do Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here