Municipio está articulado para participar do concurso “Todos Contra o Mosquito”, instituído pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

Nessa perspectiva, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram e discutiram nesta sexta-feira (28) metas para o cumprimento dos critérios do certame, que mobiliza investimento em ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika.

“Utilizaremos de inteligência admirativa para colocar Caucaia em evidência a nível estadual no cumprimento de metas contra o Aedes”, declarou o secretário de saúde Moacir Soares.

O concurso resultará em incentivo financeiro de R$ 10 milhões para os municípios que cumprirem todos os seis critérios descritos na execução das ações previstas para o período compreendido entre julho e dezembro de 2019.

Os critérios são: instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses.

Dentre as estratégias operacionais para a cobertura de visitas, a SMS planeja a visitação de 25 prédios por dia em até 40 dias até o final da ação. “O intuito é de atingirmos mais de 128 mil prédios do município”, disse o coordenador de Endemias da SMS, Francisco Pires Souza.

Outro ponto favorável no plano será o trabalho de mobilização junto aos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, através da Atenção Primária em Saúde, além de técnicos da Mobilização da SMS.

Na próxima semana, representantes da SMS se reunirão com membros de cada categoria para dar prosseguimento às estratégias do planejamento.

Informação ASCOM/PMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here