Obras do CAF em Caucaia têm primeiros lotes das Licitações em fase final 

0
32

A expectativa é de que as ordens de serviço para as intervenções sejam assinadas pelo prefeito ainda em maio

Os processos licitatórios dos dois primeiros lotes de obras do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia entraram em fase final nesta segunda-feira (13/5). Com isso, ruas do Parque Potira e do Araturi receberão em breve serviços de pavimentação asfáltica.

As intervenções são financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). “Nós vamos asfaltar mais de 500 ruas de Caucaia com esse recurso. São 80 milhões de dólares e esses primeiros lotes são importantes porque já vão mostrar a qualidade das obras do CAF”, detalha o prefeito Naumi Amorim.

Esses dois primeiros lotes estão orçados em cerca de R$ 40 milhões. Serão executados serviços de drenagem, pavimentação, padronização de calçadas, requalificação de passeio, medidas de acessibilidade e iluminação pública.

Ao todo, 11 vias serão requalificadas nesses dois primeiros lotes. “Mais da metade dos recursos CAF vai para obras na malha viária. Com isso, a gente quer dar fluidez ao trânsito em regiões com problemas históricos e crônicos, mais segurança ao pedestre, mais qualidade de vida a quem mora nessas áreas e, consequentemente, nós vamos agregar valor a pontos comerciais”, pontua o coordenador-geral da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Prefeitura, Fábio Mota.

AVENIDA DA INTEGRAÇÃO e DOM ALMEIDA LUSTOSA

Outras duas importantes vias de Caucaia que também serão requalificadas dentro do Programa de Infraestrutura Integrada já tiveram seus processos licitatórios iniciados. Constam no site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) os editais das obras da avenida da Integração e da avenida Dom Almeida Lustosa.

CAPACITAÇÃO

A UGP promoverá mais duas capacitações de servidores em equipamentos da Prefeitura. Nesta terça-feira (14/5), os funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME) serão apresentados às intervenções financiadas pelo CAF. Já na sexta-feira (17/5), será a vez dos colaboradores do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Araturi.

A ideia é que esses servidores sejam multiplicadores de informações das obras do Programa de Infraestrutura Integrada. Capacitações similares já aconteceram no Cras Guadalajara e no Cras Grilo.

NÚMEROS CAF EM CAUCAIA

4.000 empregos gerados
1.000 micro empreendedores individuais capacitados
5 novas praças
1 Centro Social de Eventos
10 Ecopontos
500 ruas pavimentadas
88 quilômetros de vias e áreas urbanizadas
49 quilômetros de rotas de ônibus requalificadas
18 quilômetros de vias estruturantes implantadas ligando Jurema, Sede e Litoral
1 ponte
1 viaduto
4 lagoas urbanizadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here