São esperados representantes de municípios cearenses que atuam na temática das drogas em seus territórios

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado promove, na próxima quarta-feira, 19, o I Encontro Estadual de Conselhos dePolíticas sobre Drogas do Estado do Ceará. O evento será realizado no Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, das 8 às 17 horas.

O evento tem como objetivos contribuir para o fortalecimento das políticas sobre drogas nas diversas regiões cearenses, traçar estratégias que favoreçam a participação social e a elaboração de propostas para o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas.

A idéia é reunir representantes do poder público, sociedade civil e conselheiros para mobilização e debates voltados às necessidades em relação a problemas relacionados ao uso de drogas no Ceará e fornecer elementos para o acompanhamento do Plano Estadual, Planos Regionais e Planos Municipais de Políticas sobre drogas, além de potencializar a participação e o controle social.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destaca que “o encontro estadual representa um reforço à Política Estadual sobre Drogas, gerando informações que subsidiarão a formulação de políticas públicas, norteando o planejamento estratégico, bem como o processo de tomada de decisões”.

Outros objetivos do encontro enumerados pelo titular da SPD são o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) na perspectiva da qualificação de suas ações e capacitação continuada de seus membros, motivar municípios que ainda não possuem conselhos quanto à importância dos colegiados em seu território e promover a integração e socialização de experiências entre conselheiros, representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Programação

A abertura do evento será realizada às 9h30 da quarta-feira, com apresentação artístico-cultural de beneficiários do Projeto Corre Pra Rua, iniciativa da SPD voltada à população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social que faz uso de drogas. A programação terá prosseguimento com a realização de mesa redonda para a discussão dos temas a seguir: Controle social: uma participação que impulsiona o conselho, A importância do conselho de políticas sobre drogas para o município, Interação entre conselhos para fortalecimento das políticas públicas e Plano Estadual de Políticas sobre Drogas: uma proposta para efetivação de políticas públicas.

Os palestrantes são Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Estado do Ceará; Micheline Sayd, assistente social, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) do Eusébio e assessora Especial de Políticas sobre Drogas do município do Eusébio; Enéas Romero, mestre em Direito e Estado pela UnB, graduado pela UFC e doutorando pela Universidade de Göttingen. Professor Universitário e promotor de Justiça na área de direitos humanos; e Nelson Massambani, membro do Conselho Interinstitucional de Políticas sobre Drogas (Cipod).

No período da tarde haverá a formação de grupos de trabalho para a discussão de propostas para o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, com foco os eixosPrevenção, Acolhimento / Cuidado e Reinserção Social e Profissional; seguida da plenária final para apresentação de propostas dos grupos, elaboração do documento conclusivo do encontro e coquetel de encerramento.

Durante todo o encontro estarão expostos os trabalhos efetivados pelos projetos de prevenção às drogas da SPD desenvolvidos em parceria com o Programa Mais Infância Ceará: Prevenção em Família e Sementes do Amanhã, voltados, respectivamente, para famílias de crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses em extrema pobreza infantil e para mulheres no clico gravídico puerperal em situações de vulnerabilidade social e de riscos à saúde em decorrência do uso de drogas.

As inscrições para o I Encontro de Conselhos de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará são gratuitas e poderão ser realizadas no dia e local do evento.

Serviço:

  • I Encontro de Conselhos de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará
  • Local: Salão Brasil – Hotel Oásis Atlântico Fortaleza (Av. Beira Mar, 2.500, Meireles)
  • Data: 19/12/2018
Fernando Brito, Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) – (85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here