O governo dos Estados Unidos acusa a China de roubo de propriedade intelectual

Em novo ataque à política comercial da China, o presidente americano Donald Trump, que anunciou mais sobretaxas ao país asiático, desta vez em produtos de tecnologia, disse nesta sexta-feira (15) que está protegendo “as joias da coroa” com a medida. “Nós temos os melhores cérebros no Vale do Silício. São as joias da coroa para esse país. E nós vamos protegê-los”, afirmou, durante entrevista à emissora Fox News.

O governo dos Estados Unidos acusa a China de roubo de propriedade intelectual, por meio de acordos com empresas de tecnologia americanas que exigem a transferência de conhecimento para estatais do país. Por isso, as tarifas de 25% serão aplicadas a itens chineses como telas do tipo touchscreen, baterias, aeronaves, navios, motores de carros, radares, equipamentos de diagnóstico médico e máquinas agrícolas, entre outros.

A lista deixou de fora, porém, produtos comprados diretamente por consumidores americanos, como celulares, TVs e medicamentos – além de armas, que estavam no primeiro rol de punições, anunciado em abril.As sobretaxas começam a valer no dia 6 de julho. A medida não foi recebida com unanimidade entre os “cérebros do Vale do Silício”.

Há preocupação de que isso aumente os preços para os consumidores no mercado interno, o que não se dissipou com o anúncio das exclusões pelo governo dos EUA.”Ele está tirando dinheiro do bolso de americanos”, afirmou, em nota, o presidente do ITI Conselho da Indústria de Tecnologia da Informação (ITI, na sigla em inglês), Dean Garfield, que representa empresas como a Apple, Google, Dell e HP.

Segundo Garfield, mesmo tarifas sobre itens como sensores e componentes de impressoras já aumentam os custos de produtos do dia a dia, a despeito das exclusões anunciadas pelo governo. Trump afirmou à Fox News que a medida protege a balança comercial americana e corrige um desequilíbrio nas importações chinesas, que superam as exportações dos EUA para o país. Na prática, a iniciativa também faz parte de uma investida dos EUA contra o poderio econômico chinês, que o governo Trump já qualificou como “uma ameaça à influência e aos interesses americanos”.

“O governo da China está trabalhando agressivamente para minar as indústrias americanas de alta tecnologia e nossa liderança econômica”, afirmou Robert Lighthizer, que coordena o Escritório de Representação Comercial dos EUA.Parte dos itens incluídos na medida desta sexta, por exemplo, fazem parte do programa “Made in China 2025”, política industrial do governo chinês para promover a liderança do país em setores como robótica, produtos aeroespaciais e veículos elétricos.

No total, as tarifas atingem US$ 50 bilhões em produtos chineses (cerca de RS 188 bilhões) -o que equivale a aproximadamente 10% das vendas para os EUA.

ALGUNS ITENS QUE SERÃO TAXADOS:

Aeronaves

Reatores nucleares

Máquinas de lavar

Balanças

Elevadores pneumáticos

Máquinas agrícolas

Impressoras

Lasers

Baterias de lítio e zinco

Receptores de rádio

Radares

Câmeras de TV

Conectores elétricos

Motores de carros

Navios

Telescópios

Microscópios

Equipamentos de diagnóstico médico (raio-x, ressonância)

Paineis de LED

Telas do tipo touchscreen

Com informações da Folhapress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here