A estação oferece cadeiras anfíbias para banho de mar, piscinas, mesas, banheiro acessível e itens de segurança

A praia do Cumbuco, litoral de Caucaia agora entra num grupo seleto de praias do Brasil que podem acolher pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida de forma adequada. Foi lançada, na manhã desta sexta-feira (30/5), a estação do projeto Praia Acessível no município, iniciativa da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado do Ceará. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Naumi Amorim, as primeiras-damas do estado, Onélia Santana, do município, Erika Amorim, representantes do secretariado municipal e parlamentares.

O projeto consiste em esteiras de 40 metros na faixa de areia que darão acesso ao mar. Uma equipe formada por monitores, assistentes sociais e enfermeiras estará disponível, tendo a parte física da barraca Cumbuco Beach como suporte.

O prefeito Naumi Amorim destacou que a parceria com o Governo do Estado vem proporcionando importantes equipamentos para a população, como a mobilidade na praia para deficientes. “A cada nova conquista o povo recebe inúmeras melhorias. Um projeto como esse, que promove a acessibilidade e que permite que todos possam aproveitar esse banho de mar beneficia tanto os caucaienses como os visitantes”, frisa.

Conforme a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, o empenho de todos se concretizou em um sonho para muitas famílias. “Inauguramos aqui a segunda estação do Ceará. Isso significa um compromisso de toda equipe da Prefeitura e do Governo do Estado que correu para concretizar essa iniciativa que muda vidas. É gratificante”, comenta.

Para a primeira-dama Erika Amorim, o equipamento é muito significativo. “A inclusão é uma das causas importantes que devemos desenvolver. Hoje tem criança aqui que vai pela primeira vez tomar banho de mar graças ao Praia Acessível. Este projeto faz as pessoas verdadeiramente se sentirem acolhidas”, comemora.

Segundo o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra, a sensibilidade das gestões proporcionam a celebração e alegria de crianças, jovens, adultos e idosos, “além da possibilidade de inclusão e garantia de dignidade das pessoas”.

Robério da Silva Vicente, morador de Fortaleza, estava encantando com a possibilidade de poder conhecer o Cumbuco e ter acesso ao mar. “Este tipo de projeto é muito gratificante para nós. Devido a areia, não temos como ir para o mar de cadeira. Apreciamos até mais a natureza. É um importante ponto turístico e agora somos bem recebidos”, comenta o banhista.

A Estação do Cumbuco funcionará com atividades físicas e de lazer para pessoas com deficiências e/ou mobilidade reduzida, e pessoas idosas, de fevereiro a junho, e agosto a novembro, de quarta-feira a domingo, das 9 horas às 13 horas. Já nos meses de janeiro, julho e dezembro, o atendimento é diário das 9 horas às 13 horas. Há um contato telefônico para mais informações: (85) 3123.4460/3342.5720.

Praia Acessível – Estação Cumbuco

Onde: Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 – Cumbuco (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here