A formação dos professores também é pesquisada

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciará nesta quarta-feira (30/5) o Censo Escolar 2018. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações sobre a Educação Básica que anualmente é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A coleta de dados que encerra dia 31 de julho.

O recenseamento tem a finalidade de subsidiar o planejamento e a efetividade das políticas públicas educacionais. O levantamento abrange diferentes etapas e modalidades: ensino regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Conforme a titular da Educação, Lindomar Soares, a rede pública do município necessita de relatórios que aprofundam os dados.

“O Censo é a coleta de informações estatísticos educacionais que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas e essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação. Os resultados trazem uma melhoria do sistema”. Lindomar Soares.

A tipologia dos dados coletados, no caso das escolas, está voltada para a infraestrutura disponível, as dependências existentes, os equipamentos, as etapas e modalidades de escolarização oferecidas. Em relação aos alunos, a SME vai buscar dados referentes a gênero, etnia, idade, etapa e escolaridade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma que frequenta, utilização de transporte escolar e os casos de pessoas com deficiência.

O Censo também pode nortear em nível nacional uma melhor distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Assim, estados e municípios receberão auxílio com livros, merendas, transportes escolar, adaptação para alunos com deficiência etc.

Os diretores das escolas devem acessar o portal (www.educacenso.inep.gov.br) para preencher os dados no período de (30/5) a (31/6).

O que é o censo escolar?

É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro no tocante à Educação Básica. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. Informação ASCOM/PMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here