O curso evidencia o trabalho em equipe, construindo ações que garantam um impacto positivo na atenção à saúde do usuário

Disponibilizar mais conhecimentos acerca da promoção e prevenção da saúde com competência, postura, ética profissional e pessoal, é o objetivo do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, ofertado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Governo do Estado, junto a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP).

O curso, que teve sua aula inaugural realizada ontem 25, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, terá a participação de 171 agentes comunitários de saúde. O Crato, será o primeiro município da Região do Cariri a realizar o curso, que faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio (PROFAPS), do Ministério da Saúde.

O gestor da saúde do Crato, André Barreto, cumprimentou a todos, agradeceu a confiança dos profissionais, e ressaltou que o curso é de suma importância para a habilitação e crescimento dos profissionais; “Com a realização desse curso, nós teremos uma educação em saúde forte, de qualidade, e nossos agentes mais competências técnicas”.

Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica dos novos kits dos agentes comunitários de saúde, sendo este composto por uma mochila, camisa e calça. O curso terá início dia 23 de novembro, com aulas quinzenais nas quintas e sextas-feiras. Ao todo serão sete turmas que terão de 25 a 30 alunos.

Para a ACS Sara Polyanna Romão, receber o material e dar início a um curso que segundo ela, era desejado pela categoria, é mais do que um presente, é um sonho realizado. “Os ACS do Crato nunca participaram de uma formação tão completa como essa, rica em conhecimento e que vai ajudar no desenvolvimento do nosso trabalho”, disse.

A solenidade de abertura da aula inaugural contou também com a apresentação artística do grupo dos Irmãos Aniceto, animando os participantes do curso, e com uma palestra ministrada pela Professora doutora Maria do Socorro Vieira, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que tratou sobre o surgimento da profissão das ACS no Ceará.

Também presentes na ocasião, a Secretária Adjunta da Saúde do Crato, Milenna Brasil; a Assessora Técnica da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES); Marina Feitosa; a Coordenadora Técnica da Escola de Saúde Pública, Maria Janaína Norões; a Supervisora da Escola Pública de Saúde, Ana Xenofonte e o Secretário Adjunto do Gabinete, Felipe Correia.

Ascom/Crato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here