O juiz explicou que há um déficit de eleitores que ainda não foram cadastrados

A tribuna da Câmara Municipal de Caucaia, recebeu nesta quinta-feira, 19, o juiz da 37º zona eleitoral de Caucaia, Dr. Magno Gomes de Oliveira. A visita do juiz a Casa foi para fazer um apelo aos vereadores com o intuito de pedir ajuda dos parlamentares a propagar a importância dos eleitores de realizar a biometria.

Num colegiado de 217.635 eleitores, apenas 46%, ou seja, pouco mais de 100 mil eleitores fizeram o cadastramento biométrico. Faltando apenas 4 meses para a conclusão do cadastramento no município, essa porcentagem é muito baixa, segundo o Dr. Magno. Para ele, o ideal seria consegui 90% desse eleitorado para que permaneça o sistema eleitoral funcionando sem prejudicar a população no geral.

O juiz levou ao debate, os problemas e possíveis soluções, como o baixo índice de pessoas que procuram os 4 postos de atendimento (TRE-Caucaia; Liceu de Caucaia; Colégio Rubens Vaz e o Grêmio). A solução que o Dr. Magno sugeriu aos vereadores, foi a formação de caravanas para impulsionar a ida desses eleitores que ainda não se dispuseram realizar a biometria.

Uma das maiores dificuldades que o TRE encontra é a disponibilidade de ir as zonas rurais por falta de estruturas técnicas. Dr. Magno afirma que a conexão de internet nesses lugares, comprometem o funcionamento do sistema que é online para que haja a realização do cadastramento. Daí a importância de os vereadores formarem essas caravanas.

O Tribunal Regional eleitoral entende que os eleitores das zoas rurais tem a dificuldade de locomoção para ir até os postos nas zonas urbanas. Por essa razão, o Dr. Magno afirmou que quem é da zona rural, não precisa fazer o agendamento via telefone ou internet, basta ir a qualquer posto da região e realizar o cadastramento.

Outra sugestão para ajudar a população, é que os eleitores que tiverem o título com pendências e comprovar a situação de pobreza, poderá ser inseto de qualquer dívida cobrada pela ausência.

O juiz foi bem categórico ao dizer que se o eleitor não realizar a biometria, ele não poderá votar nas próximas eleições, perderá o título, terá o CPF cancelado e perderá benéfico do Governo Federal, como o Bolsa Família, entre outras penalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here