A solenidade ocorreu no terreno que vai sediar o equipamento, no Araturi

Um novo marco na educação de Caucaia foi firmado na manhã desta quinta-feira (12/10). A data em alusão ao Dia das Crianças recebeu importante significado com o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso, parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Instituto Myra Eliane.

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a primeira-dama Erika Amorim, o presidente do Instituto, Igor Queiroz, e a diretora da entidade, Valéria Serpa, estiveram presentes na solenidade.

Após visitar localidades que poderiam sediar o equipamento, o presidente do Instituto visualizou na rua NE-6, no Araturi, o espaço que melhor poderia receber o equipamento. “O Igor Queiroz demonstrou interesse por esse terreno e a Prefeitura de Caucaia, viabilizando todos os benefícios, doou. Quando finalizado, temos certeza que iremos receber pessoas do Ceará e do Brasil para conhecer essa escola, porque ela será um modelo para nossa educação, um modelo que pode e deve ser replicado. Caucaia sai na frente”, comemorou Naumi.

A primeira-dama Erika Amorim não escondeu a emoção de ver o fruto do árduo trabalho empreendido começando a ganhar forma. Ela esteve à frente de todas as discussões que viabilizaram a instalação do CEI.

“Precisamos de um ensino que valorize a humanidade. É por isso que acreditamos no Instituto Myra Eliane, porque valoriza virtudes, caráter, compromisso. É isso que queremos ensinar para as nossas crianças, que são a terra fértil e irão florescer uma nova geração no futuro. As dificuldades são muitas, assim como as conquistas”, afirmou ela, que também é secretária municipal de Governo e Articulação Política. “Estamos batalhando dia após dia para reconstruir a história de Caucaia”.

Erika Amorim

Titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), a professora Lindomar Soares comentou “o dia histórico para o município”. “Estou aqui emocionada e feliz com a chegada dessa escola. São iniciativas assim que estamos precisando. É gratificante ver o trabalho que vem se desenvolvendo desde o início do ano se concretizando. Não consigo mensurar as contribuições que serão geradas para a comunidade. O grande diferencial desse equipamento é que não estamos falando apenas do equipamento físico. É toda uma metodologia pautada na humanização. Respeito, dignidade e cidadania. É dessa forma que queremos fomentar a educação infantil em Caucaia: com amor”, finalizou.

Quem assistia atenta à instalação da pedra fundamental era a dona de casa Cleonice de Sousa. Ela carregava no colo a filha de poucos meses e já visualizava a pequena nos corredores do equipamento. Ela anseia a inauguração. “O projeto é de encher os olhos. Nunca vi algo parecido na nossa cidade. As nossas crianças merecem. A gente merece, né?”, celebrou.

Após solenidade oficial de abertura, as autoridades presentes deixaram mensagens de carinho ao Centro de Ensino Infantil, que foram enterradas junto à planta e à ata de lançamento. Ainda ao lado da pedra fundamental foi plantada uma árvore.

O CENTRO DE ENSINO INFANTIL

Durante a solenidade, Igor Queiroz apresentou um vídeo em 3D com o projeto do equipamento que será instalado em Caucaia. O CEI terá capacidade de atender até 600 crianças com idade entre dois anos e cinco anos e nove meses.

Serão 20 salas de atividades (cada uma com capacidade para 30 crianças), pátio de atividades com 700 metros quadrados, seis salas de atividades laboratoriais, teatro para 180 pessoas, refeitório, quadra poliesportiva infantil, vila, horta, pista de corrida, playground, campo de areia, chuveiro, área administrativa e banheiros.

A pedido do prefeito Naumi Amorim, o projeto conta com uma Areninha. Também será construído o Centro de Formação Francisca Clotilde, local para capacitação de professores de toda a rede municipal de Caucaia, e um Centro Temático de Etnias, espaço para preservação da cultura indígena e quilombola.

Ascom/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here