A novidade vem sendo pauta das reuniões do colegiado da Atenção Primária à Saúde (APS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quer chegar mais perto da população, conhecer melhor a realidade dos usuários da atenção básica e otimizar a atuação das equipes de saúde da família em Caucaia. Para isso, começa a executar ainda neste mês de agosto um serviço de territorialização dos postos em todo o município.

Ao considerar cada território como espaço social vivo e dinâmico que, portanto, merece ser atualizado, a SMS quer traçar um mapa da assistência em cada bairro e comunidade de Caucaia. Na prática, a territorialização será elaborada por meio de encontros, debates e oficinas com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde e endemias, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), líderes políticos e representantes das comunidades, entre outros atores sociais.

Todo o processo será orientado por um manual já desenvolvido pela Secretaria e apoiado por um grupo técnico que está sendo formado pela gestão. Esse processo vai possibilitar também a identificação de deficiências estruturais, problemas sociais e culturais, o perfil epidemiológico e, por fim, as potencialidades dos diversos territórios.

Para o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, a iniciativa é inovadora e necessária. “Demarcar as áreas de atuação possibilita conhecer melhor cada indivíduo e o ambiente onde ele vive. Assim, nós podemos oferecer uma assistência de qualidade e mais eficaz. É a chance de levar nossas equipes a quem hoje está distante dos serviços. É uma reorientação de saberes e práticas que apostamos que vai melhorar e fortalecer o sistema de saúde”, explica o gestor.

Este grande movimento visa ainda o estreitamento de laços da Prefeitura com a comunidade e o fortalecimento de vínculos com usuários do sistema. O produto da territorialização vai resultar em um plano de ações e deverá ter grande importância também para as demais secretarias da administração.

“A territorialização representa um novo olhar para o território. E o mais interessante é que ela fomenta a intersetorialidade”, ressalta Marco Túlio Aguiar, médico, coordenador da Residência Médica em Saúde de Família e Comunidade e consultor da APS no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here