Orçado em R$ 7,2 milhões, o projeto tem dinâmica similar a medidas implementadas na Europa – notadamente na França e na Holanda

O prefeito Naumi Amorim participou nesta quarta-feira (31/5) do início de uma obra inédita no Brasil. Acompanhado do governador Camilo Santana, ele acompanhou a perfuração de um poço horizontal que visa o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco para reforçar o abastecimento d’água em Caucaia e outras localidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

“Essa obra vai garantir abastecimento para boa parte de Caucaia. Além de pioneira, essa obra é muito importante para garantir que nosso povo terá água na torneira e não vai passar por racionamento”, resumiu Naumi Amorim.

Foram oito meses de estudos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e outros sete de preparação até a máquina perfuratriz começar a operar hoje. A técnica utilizada por ela é normalmente usada na extração de petróleo. Um poço horizontal capta muito mais água do que o habitual poço vertical por ter um rebaixamento de nível muito pequeno. Um encaixe perfeito para aquíferos finos, como é o caso do Dunas/Cumbuco.

A expectativa é de o poço gerar até 400 metros cúbicos por hora.

“Obras como essa vão nos garantir que não teremos problemas com abastecimento de água até a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, que precisam ser retomadas o mais rápido possível. Por isso o esforço do Governo em executar obras como essa. Estamos com outras ações de médio e longo prazo. Ações como essa são emergenciais. Nosso esforço é lutar para evitar o racionamento, porque seria um transtorno muito grande pra nossa população”

Camilo Santana.

Camilo Santana lembrou que a quadra chuvosa – encerrada nesta quarta-feira – ficou dentro da média prevista pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Mas concentrou-se somente em algumas regiões. Isso significa que o estado de atenção permanece. E que, acima de tudo, ninguém deve desperdiçar água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here