O tema central da reunião foi “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”.

De 2 a 6 de maio a região do Cariri, foi palco da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), O acontecimento sediado pela Universidade Regional do Cariri URCA se trata do maior evento científico já realizado no interior do Estado e conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

Durante os dias 4 e 5 de maio, a Prefeitura do Crato, esteve presente no Ginásio Poliesportivo do Campus do Pimenta da Urca participando do SBPC Jovem que é uma atividade voltada para estudantes do ensino básico, que traz em sua programação atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação.

Na ocasião as Secretarias de Educação e Cultura administraram sua participação com um stand, onde foram expostos trabalhos de alunos da rede municipal de ensino: alunos do 6º ano da escola José do Vale juntamente com discentes do 5º ano da escola José Pinheiro Gonçalves, apresentaram um estudo sobre a história de Padre Ágio, ícone da arte e da cultura do Cariri.

Para a estudante Bianca Mota, do 5º ano da escola José Pinheiro Gonçalves, poder participar de um evento tão grandioso como esse é receber a cultura e a influência de outros povos, como indianos, africanos, e também do nosso povo.

Participaram do SPBC Jovem mais de 3 mil pessoas, cerca de 80 escolas da região e instituições parceiras.

Permacultura

Também apresentado durante a feira, o passo a passo de como fazer bombas de semente, com informações disponibilizadas pela consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental da Sociedade de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), Ana Cristina Diogo. Uma oficina foi realizada com o acompanhamento de jovens da Escola Estado da Paraíba que teve a participação de 124 pessoas.

Ana Cristina que também é especialista em Permacultura, disse que por meio de uma parceria com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), a SAAEC vem formando adolescentes no processo de produção de bombas de sementes, para o reflorestamento da Chapada do Araripe, estimulando o protagonismo juvenil e a educação de pares – jovens ensinando outros jovens – onde os educadores ambientais pesquisam, ensinam a teoria e a prática e difundem as bombas de sementes que tem como alvo o reflorestamento do habitat do Soldadinho do Araripe.

“A ideia desse trabalho é reflorestar áreas desmatadas com a ajuda dos jovens, onde eles serão uma espécie de monitores e ao mesmo tempo replicadores dessa ideia”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here