Os médicos estarão distribuídos nos postos Antônio Jander Machado, Francisco Paulo Pontes, Joaquim Braga e Pedro Gabriel de Oliveira, nos bairros Araturi, Planalto Caucaia e Parque Leblon

Caucaia vai contar com uma turma de dez médicos residentes em quatro de suas Unidades Básicas de Saúde. Por meio de convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Escola de Saúde Pública do estado (ESP-CE) e a Secretária de Saúde de Fortaleza, o município vai receber, pela primeira vez, o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

O programa tem início hoje, quando os profissionais começam atuar sob a orientação e supervisão de cinco médicos preceptores. Mas no último dia 22 os profissionais tiveram o primeiro contato com seus territórios de atuação, onde estiveram imersos na realidade de cada unidade. Na próxima quinta-feira (6/4), eles serão recepcionados em solenidade que deverá contar contar com a presença do secretário de Saúde Moacir Soares.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos, ressalta que esta é a primeira vez que o município estabelece vínculos com instituições como a ESP e a UFC. Segundo ela, a parceria inspira um novo momento da gestão da Saúde municipal. “A vinda da residência tem como um dos objetivos trazer um novo escopo de ação dentro da nossa estratégia de Saúde da Família. Também iniciaremos um novo processo de territorialização e ampliação das equipes e vamos trabalhar a intersetorialidade dentro dos territórios da residência”, destaca.

Farmácia: novo modelo

A rede farmacêutica municipal de Caucaia vai passar por mudanças. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serão reestruturadas e terão implantadas um novo modelo de farmácia para a dispensação de psicotrópicos.

A deliberação foi tomada na última sexta-feira (31/3), em reunião do secretário com farmacêuticos. Ele recebeu os profissionais para tratar de todos os serviços da rede pública de saúde, o atual cenário da Assistência Farmacêutica, suas potencialidades, desafios e perspectivas.

Moacir adiantou que a Prefeitura fará a aquisição de novos equipamentos e a sistematização de diversos setores. “Ressaltamos que na gestão do prefeito Naumi a escuta e a participação de todos há de ser uma marca registrada”, finaliza o secretário.

Ascom/Caucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here