O Ministério da Justiça afirma que as solicitações dos Estados estão em análise

Representantes do Amazonas, Roraima e do Rio Grande do Norte querem atuação da Força Nacional também dentro dos presídios e reclamam da falta de respostas aos pedidos de transferência de presos para penitenciárias federais

Os Estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, onde o clima é de tensão dentro dos presídios e que já contabilizam a morte de 134 detentos, desde o início do ano, durante rebeliões, cobram mais apoio ao presidente Michel Temer. Eles reivindicam, principalmente, a liberação de agentes da Força Nacional (FN) para atuar dentro das penitenciárias. Eles também reclamam da falta de resposta a pedidos de transferência de detentos para penitenciárias federais.

Moraes e Temer vão se reunir com secretários de Justiça e de Segurança Pública das demais unidades da Federação, nesta terça-feira (17), para tratar da crise na penitenciária.

Na reunião, o governo federal deve cobrar agilidade na construção de presídios estaduais com recursos da União, sugerindo um regime diferenciado de contratação ou parcerias com a iniciativa privada como contrapartida ao investimento federal de R$ 870 milhões para 25 presídios.

O mesmo modelo será adotado pelo Palácio do Planalto para construir, ainda em 2017, cinco presídios federais de segurança máxima para chefes de facções criminosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here