No Amazonas, as áreas que mais apresentam características para Emancipação são: Puru e Janauacá (Careiro Castanho); Foz do Canumã e Axinim (Borba); Itapeaçu (Urucurituba); Novo Remanso (Itacoatiara); Matupi (Manicoré); Caviana (Manacapuru/Beruri); Campina do Norte (Manacapuru); Mocambo (Parintins) e Balbina (Presidente Figueiredo)
Deputado Adjuto Afonso e membros da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) – Foto: Ney Xavier

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) reuniu na manhã desta quarta-feira, 9, com membros da diretoria da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), na Assembleia Legislativa. A pauta do encontro foi a realização do 4º Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas, do Movimento – Emancipa Brasil que, em 2017, terá Manaus como sede.


“Como um dos defensores da causa no Amazonas estou diretamente envolvido com esse
tema. Tivemos uma grande discussão em Góias, no início do ano, e agora vamos discutir aqui no Estado, com representantes do movimento de todo o país e autoridades parlamentares, no sentido de reforçar a luta em nível nacional”, destacou o parlamentar.

O deputado Adjuto Afonso defende há anos a emancipação de áreas que comprovadamente tenham um estudo de viabilidade favorável, no ano passado, ele sugeriu a criação de uma Federação legalizada para ganhar força em nível nacional, se unindo a outros Estados que lutam pela mesma causa. Em abril deste ano, a ideia tornou-se realidade a partir de uma iniciativa do próprio deputado, e foi criada a Faddeam.

O parlamentar, que é vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reforçou a discussão em nível nacional em defesa de áreas no Estado do Amazonas.

4º Encontro Nacional

O encontro será realizado em abril de 2017 e vai reunir autoridades locais e nacionais, além de representantes de áreas interessadas na emancipação por todo o Brasil.

“A Federação está reunida e unida, nós estamos definindo o evento e delegando funções a todos os membros da diretoria e demais participantes. O deputado Adjuto Afonso está conosco e representa um grande apoio nessa luta, que se Deus quiser será vitoriosa. Nossa expectativa é de que uns 20 Estados participem desse encontro”, disse João Taveira de Lima, o J.Lee, presidente da Faddeam.

No evento realizado em Góias, o grupo elaborou uma carta que foi entregue ao governo federal, abordando as necessidades de criação de novas áreas. O evento teve como pauta a discussão de diretrizes e ações a serem adotadas pelos Movimentos Emancipalistas junto ao Congresso Nacional visando aprovação da legislação que trata da criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Nívia Rodrigues/Assessoria de Comunicação Dep. Estadual Adjuto Afonso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here