Final feliz para a tartaruguinha

Na manhã da última quinta-feira (01), uma Tartaruga-Oliva (Lepidochelys olivacea) encalhou na praia do Cumbuco, perto da Barra do Cauípe, e foi resgatada pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). O animal foi encontrado por populares que entraram em contato com o órgão. Após 30 minutos, os profissionais da Prefeitura de Caucaia já estavam no local para fazer o resgate.

De acordo com o biólogo e gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, a tartaruga-oliva, espécie rara no litoral caucaiense, estava bem debilitada. “É muito importante que as pessoas que encontrem tartarugas no nosso litoral entrem em contato imediatamente com o IMAC no número (85) 98108-0778. O tempo é primordial e faz diferença entre a vida e a morte das tartarugas. Vale lembrar que somente pessoas autorizadas podem manusear o animal e levá-lo até um centro de reabilitação”, destacou Thiago.

Após a retirada da tartaruga do local de encalhe, o animal foi resgatado e levado pela equipe do IMAC ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Areia Branca – RN para se recuperar.

Seja um protetor das tartarugas

O IMAC reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão municipal como da comunidade. Por isso, seja um protetor da vida marinha, mantenha a praia limpa, apóie as ações de preservação e ajude o IMAC no monitoramento dos ninhos.

Se você encontrar uma tartaruga marinha, seus ovos ou outras espécies litorâneas, entre em contato com o órgão pelo Wapp (85) 98108-0778, através de mensagem de texto. O meio ambiente agradece!

Monitoramento de tartarugas

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Com informação da ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here