O equipamento tem o objetivo de acolher, orientar, capacitar e ser a ponte entre trabalhadores e empregadores

Em mais uma ação concreta de promoção das políticas públicas para a área do trabalho, na tarde desta terça-feira (05), a Prefeitura de Caucaia, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), inaugurou o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). O equipamento tem o objetivo de acolher, orientar, capacitar e ser ponte entre os trabalhadores e empregadores do município. Com a iniciativa, Caucaia ganha mais uma estrutura para a inclusão e preparo dos cidadãos no mercado de trabalho local.

Na ocasião, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, esteve presente e destacou o quanto a nova estrutura fará a diferença na qualificação profissional dos cidadãos do município.

“Empreendedorismo, qualificação e trabalho. São esses eixos que estamos trabalhando em nossa gestão desde o primeiro dia. O que nossa gente precisava era de oportunidade. Aqui no CATEQ, além de facilitar o contato com as empresas, vamos capacitar quem procura uma vaga no mercado de trabalho. Temos crescido muito na atração de investimentos e novas empresas. Já conseguimos um Polo Industrial de 120 hectares, para dar emprego ao cidadão de Caucaia. Por isso, um equipamento como esse é tão importante. Para construir o futuro da nossa cidade”.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos, a iniciativa vai incentivar e proporcionar mais oportunidades para quem busca emprego. “Somente este ano, disponibilizaremos 228 cursos para a população, serão 17 por mês. E não é só fazer um curso e ir embora, eles se capacitam, aprendem sobre gestão e tem acesso à crédito. Além disso, temos o Sine Municipal, funcionando no mesmo prédio, e o Ninho de Desenvolvedores, com cursos voltados para a área de tecnologia”, afirma.

Para Isadora Queiroz, dona de casa, o CATEQ está sendo de grande valia para quem busca se qualificar para o mercado de trabalho. “Eu nunca imaginei que essa parceria ia dar tão certo a ponto de ter até um recurso pra investir no que eu preciso. Porque tem pessoas que tem vontade de trabalhar e não tem como investir. E o curso está nos proporcionando conhecimento e investimento. Eu estou muito satisfeita com essa nova gestão”, disse. Já Cristiano de Sousa está a procura de um novo emprego. Na ocasião, ele esteve presente para participar de uma entrevista, encaminhado pelo SINE Municipal. “Hoje eu vim em busca de emprego. Já estou desempregado há três meses. Hoje me ligaram mais cedo, para comparecer no SINE Municipal, e eu venho na expectativa de ser empregado”, espera.

O prédio do CATEQ que também abriga o Sine Municipal de Caucaia, dispõe de um auditório com capacidade para 30 pessoas, e uma ampla sala de reunião para atividades em grupo, com capacidade para 20 pessoas, ambiente perfeito para receber os caucaienses para dinâmicas, apresentações e reuniões. No CATEQ, os caucaienses, além de ter acesso ao atendimento do SINE, que recruta e encaminha os trabalhadores para as empresas, os cidadãos podem participar de oficinas profissionalizantes e também têm a opção de ingressar no programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado, e o Ninho de Empreendedores, com curso na área de Tecnologia da Informação.

O CATEQ funciona na rua 15 de novembro, 1478, no centro de Caucaia, em frente ao Banco do Nordeste. O atendimento acontece de 08h às 16h. Para mais informações, basta ligar para o número (85) 9 9119 2989.

Com informação/ASCOM PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here