Mirtilo é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, substâncias que possuem efeito anti-inflamatório

Empresa peruana e um fundo de investimentos holandês estão interessados em desenvolver projetos de produção de Mirtilo (ou Blueberry) Na Chapada da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, bem na divisa com o Piauí. Esta informação está na coluna do Efídio Serpa – Diario do Nortesde -pelo agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, secretário Executivo do Agronegócio da Secretariado Desenvolvimento Econômica do Estado do Ceará (Sedet).

“Os holandeses, que já conheceram a Ibiapaba, disseram-me que as condições de produtividade naquela região cearense são maiores do que as do Peru”, revelou o secretário, que está entusiasmado com o que considera ser mais uma boa possibilidade do agronegócio cearense.

No Peru, essa produtividade é de 20 toneladas por hectare, o que abre boa perspectiva para o Mirtilo na Ibiapaba.

Sílvio Carlos está desde terça-feira, 8, em Lima, no Peru, e participou do Congresso Internacional do Blueberry, evento que reuniu na capital peruana produtores e técnicos em Mirtilo de várias partes do mundo.

O Peru, que faz fronteira com o Brasil, exporta, anualmente, o equivalente a US$ 1,2 bilhão em Mirtilo, sendo a Europa e os EUA os principais importadores e consumidores.

O Mirtilo é uma fruta saborosa, cujo nome científico é Vaccinium myrtillus L. Ela é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, substâncias que possuem efeito anti-inflamatório e ajudam na prevenção de câncer. Também pode melhorar os índices de colesterol e açúcar no sangue.

Segundo o secretário, diretores da peruana Inkas Berry, uma das grandes produtoras peruanas de Mirtilo, confirmaram que seus técnicos e executivos estarão no Ceará no próximo mês de maio. Eles virão com o objetivo de conhecer a região da Ibiapaba, seu clima, seu solo, sua disponibilidade de água e sua pluviometria (o Mirtilo produz, também, em sequeiro, mas necessita de boas chuvas, que, na região da Ibiapaba, sempre se registram).

O secretário Sílvio Carlos Ribeiro está em Lima acompanhado do também agrônomo Erildo Pontes, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Agronegócio da Sedet, reuniu-se com diretores da Hortifut, maior produtora mundial de Mirtilo, aos quais fez o que chamou de “apresentação do Ceará e de suas potencialidades econômicas”.

Ele exibiu um vídeo produzido pelo Governo do Estado que, sendo constantemente atualizado, mostra imagens da infraestrutura cearense e das atrações turísticas do Estado. “Eles gostaram do que viram e demonstraram interesse em visitar a Ibiapaba, que tem todas as condições de produzir Mirtilo em grande escala”.

O município de Ubaraja, na Chapada da Ibiapaba, acaba de colher a primeira safra da fruta, na fazenda do agricultor Ulisses Duarte, na localidade de Boi Morto, zona rural de Barbalha.

Informação da coluna do Egidio Serpa (Diário do Nordeste)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here