É na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto, comprovado em diversos estudos científicos

Valorizada como prioridade na agenda de políticas públicas do município de Caucaia, as ações voltadas para a “Primeira Infância” também foram consideradas pela Prefeitura como uma das mais importantes atividades realizadas para certificação do município ao Selo Unicef.

Descritas em Relatório Transparência Pública que será enviado à Unicef, a “Primeira Infância” é um dos cinco principais Projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Caucaia em busca de reconhecimento internacional como cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes.

Entre as ações está a “Semana do Bebê”, realizado nos anos de 2017, 2018 e 2019 pela Prefeitura de Caucaia por meio das Secretarias Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME), de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS). 

Com o tema “Valorizando a primeira infância: educar, cuidar e amar”, a programação teve como objetivo orientar e sensibilizar a população com relação aos cuidados com os bebês desde a gestação.

Palestras foram realizadas em escolas de educação infantil com temas como: primeiros socorros e acidentes domésticos; a importância da amamentação e da vacinação; alimentação saudável dos bebês e das gestantes; direito das crianças; e a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil. Os temas foram escolhidos de acordo com as sugestões do Guia de Organização da Semana do Bebê disponibilizado pelo Unicef.

“As palestras tiveram como público, grávidas e mães com bebês de colo, uma vez que os temas tinham o objetivo de auxiliar as mães e futuras mães a refletirem sobre os cuidados com os pequenos”, comenta a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, Telma Diógenes.

Segundo Telma, um dos pontos altos da Semana do Bebê em 2019 foi a entrega da Chave da Cidade para a primeira prefeita bebê da história de Caucaia. Com apenas um dia de nascida, Mayra Silva Gomes “tomou posse” ainda nos braços da mãe, em solenidade na Maternidade Santa Terezinha.

As atividades também chegaram às escolas da rede municipal. “Os eventos nas escolas deram maior visibilidade às ações relacionadas à Semana do Bebê, levando a comunidade escolar a refletir sobre a importância do desenvolvimento das crianças”, destaca Telma.

Ela afirma que os seis primeiros anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento integral. Diversos estudos científicos comprovam que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto. 

“A atenção integral às crianças nesta faixa etária influencia no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessária para continuar a aprendizagem, na formação das relações e da autoproteção requeridas para independência econômica e no preparo para a vida familiar. E a Prefeitura de Caucaia vem desenvolvendo ações que garantem o desenvolvimento destes fatores nas crianças, como apresentamos ao Unicef e temos a certeza que estamos no caminho certo para a certificação do Selo”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here