A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT)
A Praça Fausto Sales, no Centro, ficou ainda mais movimentada na manhã desta terça-feira (15/5). Duas blitze educativas sensibilizaram pedestres e motoristas que passavam no local: uma em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e outra destacando a campanha nacional de paz no trânsito, Maio Amarelo.
A ação foi viabilizada para marcar a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes, celebrado 18 de maio. Aos transeuntes foram distribuídos panfletos explicativos, além da conversa direta com a população. “Existem muitos casos que são isolados e escondidos. Estamos tentando despertar a consciência do cidadão de Caucaia para que possam contribuir informando algum tipo de crime”, destaca o coordenador do Programa de Saúde na Escola, Robério Benigno.
Conforme a coordenadora de Mobilização da SMS, Irani Andrade, é preciso difundir a informação para que mais pessoas se sensibilizem com a causa e o combate ao abuso e exploração dos jovens fique mais sólido e assertivo. “Esta conscientização ajuda para que mais crianças não venham a ser abusadas”, frisa.
Já na campanha do Maio Amarelo, o Agente de Trânsito Márcio Marley ressalta que a campanha é educativa e simboliza a atenção de todos no trânsito. “A grande maioria dos acidentes se dá por falta de atenção dos condutores. Durante todo o mês, com uma programação diária, estamos levando a conscientização para a população prestar mais atenção e disseminar esta cultura de paz nas ruas e avenidas da cidade”, explica.
Moradora do Capuan, dona Lúcia Gomes, acredita que as duas abordagens contextualizam a sensibilização das pessoas para causas importantes. “As pessoas não denunciam porque têm medo. É através deste trabalho que vamos encorajar a população a ficar mais vigilante e fazer suas denúncias de abuso. Quanto ao Maio Amarelo, é também questão de saúde pública com a tentativa de prevenir acidentes e reduzir os sinistros que levam centenas de pessoas a lotarem os hospitais”, comenta.
Para mais informações sobre o Maio Amarelo: 3342 8169.