Seis escolas instaladas em territórios quilombolas de Caucaia (e ainda não presentes no Censo Escolar) são acompanhadas para que o corpo docente preocupe-se com a inclusão étnico-racial e territorial

Principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica brasileira, o Censo Escolar vai revelar este ano uma grande conquista para a comunidade quilombola do Ceará. O documento registrará em Caucaia a mais nova unidade educacional dessa etnia no Estado.

Localizada na região da BR-222, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Nicolau Noronha recebeu reconhecimento do Quilombo do Deserto. Assinado pelo presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, o documento já foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Isso significa que a unidade deve dar atenção especial às tradições do povo afrodescendente, diretriz essa já priorizada pela SME – que dispõe de representação quilombola na sua composição com o trabalho da professora Cláudia Oliveira Silva.

Para atender às especificidades das unidades de ensino, a Prefeitura promoverá ainda no mês de abril um programa de formação continuada com professores voluntários oriundos do movimento quilombola. A ação será realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O que é o Censo Escolar?
É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro no tocante à Educação Básica. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. Informações ASCOM/PMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here