O último fim de semana registrou novos estragos na área. O que ainda resta da Avenida Litorânea voltou a sofrer com a destruição de novos trechos aumentando a agonia de quem depende do espaço para tirar o sustento e lazer

Na manhã desta terça-feira, 14/02, durante a sessão legislativa o vereador Ricardo Cordeiro (PMB), utilizou a tribuna para mais uma vez trazer ao conhecimento da população, um dos problemas que mais têm sido discutidos em Caucaia, que é a situação do avanço do mar na praia do Icaraí, em decorrência do avanço do mar.

Ricardo Cordeiro, demonstrou preocupação com as últimas ocorrências registradas durante o último final de semana, onde um grande trecho da orla, voltou a sofrer danos provocados pelas ondas que a anos vêm castigando o local. O parlamentar cobrou do poder público medidas urgentes, no sentido de minimizar os danos e acabar com os prejuízos causados a comerciantes e moradores da área.

Mnha preocupação é a mesma dos moradores, comerciantes e frequentadores daquela área que a anos vem sofrendo com o avanço e a destruição que o mar vem provocando. E me preocupa mais ainda que somente medidas paliativas vêm sendo tomadas, sem resolver o problema que só se agrava dia após dia. Não podemos mais aceitar que os poderes públicos não tomem medidas mais consistentes e barrem a destruição que presenciamos há anos”. Finalizou o parlamentar.

Para tentar conter o avanço e a consequente destruição da orla, foi utilizada uma tecnologia onde se utiliza uma barreira de sacos de areia com cimento, denominada de bag wall, porém não tem sido o suficiente para a contenção da fúria do mar que continua avançando e levando enormes prejuízos a toda aquela área balneável do município.

Espigões

Uma das soluções apontadas por muitos que debatem o assunto, seria a construção de espigões ao longo da área. Porém, segundo estudiosos do assunto, tais obras afetariam catastroficamente o terminal portuário do Pecém e, inviabilizando a operação daquele equipamento que gera renda e empregos ao cearense.

Avenida Litorânea

Um tradicional logradouro muito frequentado pelos banhistas da localidade, a Avenida Litorânea praticamente não existe mais. Outrora palco do carnaval da cidade, a área já não oferece condições de utilização e, assim sendo, acarretando enormes prejuízos físicos e econômicos da área.

Desvalorização imobiliária

Um dos setores mais afetados pelo problema é o imobiliário. Com a destruição, vários imóveis já foram afetados, levando assim à desvalorização imobiliária.
Informações: Gazeta da Jurema

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here