O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) manifestou apoio irrestrito ao movimento de emancipação dos municípios, após pressão de parlamentares, assim como de mais de 500 manifestantes do segmento em Brasília, o Governo Federal através da Casa Civil encaminhará em 30 dias o Projeto de Lei complementar ao Congresso Nacional, para que seja votado e devolva a autonomia para que os estados brasileiros criem seus próprios municípios.

O parlamentar democrata foi verdadeiro colonizador no início de sua carreira política em Mato Grosso, e sabe que a independência confere sustentabilidade, desenvolvimento e sobrevivência mais digna às pessoas que residem nestes locais que carecem de emancipação. Dentre os municípios que colonizou quando esteve na direção da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat) foram Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Pontes e Lacerda e toda a região da grande Cáceres, além de outros.
Na mesma luta pela independência destes distritos em todo o país, entre os que compuseram a voz do movimento em Brasília está o presidente da Associação Matogrossense de Áreas Emancipandas e Anexadas, Nelson Salim Abdala.
Segundo ele, após o movimento conseguiram o apoio de vários líderes partidários, do PTB, do PSD e do PMDB.
Dr. Nelson Salin Abdala
De acordo com Salim, o estado de Mato Grosso é continental e um dos maiores da federação, maior do que Minas Gerais, e lá existem 843 municípios e nós temos 141, e é responsáveis por 32% da exportação brasileira, e tem 57 distritos em emancipação, no entanto, afirma que escolheu 20 entre os melhores para emanciparmos imediata após aprovação da Lei.
“Esperamos que o Governo cumpra o combinado, porque criar municípios não é criar despesas para a União. Os recursos que os municípios novos absorverão serão a divisão dos recursos que o estado já recebe, não haverá ônus ao erário federal, e em Mato Grosso temos 16 anos sem criar um município”, afirma Abdala.
Segundo Abdala a associação já entrou com mandado de injunção no Supremo Tribunal Federal e na Casa Civil com a montagem do processo, após quatro meses de discussão sobre a proposta, ela não foi enviada ao Congresso para ser votado como combinado.
O subprefeito do distrito de Boa Esperança, Volmar Lohmann (DEM) presente na solenidade destacou que espera a emancipação de seu distrito, em função das condições precárias em que se encontram o local, e quer dar dignidade a população local.
“Existem muitos municípios que preenchem os requisitos para serem emancipados e nada estava sendo feito. Temos que nos unir para obtermos esta conquista. Quero agradecer o apoio do deputado Júlio Campos a esta causa importante a Mato Grosso, e ele sempre tem ajudado na criação de novos municípios, afirmou o subprefeito. (com informações: Da Assessoria de Gabinite)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here