Evento online busca dividir conhecimento com a comunidade acadêmica e familiares de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)/Autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, comemorado no dia 02 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia (SMECT) realiza a I Semana de Conscientização sobre Autismo. Entre os dias 5 e 9 de abril, segunda e sexta-feira da próxima semana, no canal de YouTube do órgão, serão debatidos diariamente temas como saúde emocional, cases pedagógicos voltados para este público, entre outros.

Antes conhecido apenas como Autismo, a partir de 2013 a condição recebeu uma nova nomenclatura, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Vale lembrar que autismo não é considerado uma doença, por isso não tem cura. Ele é caracterizado como um transtorno resultado de uma série de alterações nas funções cerebrais.

“A Semana de Conscientização do Autismo servirá para “apresentar à sociedade e comunidade escolar o quanto temos feito e quanto podemos fazer para qualificar cada vez mais o processo de Inclusão das pessoas com TEA/Autismo em Caucaia”, falou Ana Mara, Coordenadora da Educação Especial no município.

A Prefeitura de Caucaia, junto com a Secretaria de Educação, por meio da Supervisão de Educação Especial-SEE, realiza várias ações voltadas para este público. Entre elas, a ampliação de salas de Atendimento Educacional Especializado-AEE, professores qualificados, estruturadas em todas regiões do Município; 02 Núcleos com Atendimento multiprofissional: Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado- NAPE, localizado na Sede e Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Caucaia-NAEESC, na Jurema; Palestras com mais variados temas inerentes às questões inclusivistas, entre outros.

Programação

Segunda-feira (05/04) – Abertura Oficial
Apresentação e acolhida. Profa. Emília Pessoa, Profa. Elaine Lima, Prof. Leonel Santos e Profa. Ana Mara Melo
Mesa Redonda
Tema: Uma conversa interessante: TEA/Autismo contexto do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Aula Comum
Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 9h às 11h

Terça-feira (06/04) – Mesa Redonda
Tema: Vamos conversar sobre saúde emocional? A importância do cuidado com a Família dos estudantes com TEA/Autismo no ensino remoto
Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 14h às 15h30

Quarta-feira (07/04) – Mesa Redonda
Tema: ONG Espaço azul: conhecendo o trabalho para pessoas com TEA/Autismo Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 9h às 10h30

Quinta-feira (08/04) – Mesa Redonda
Tema: Da FUNPEM ao Centro de Atendimento Educacional Danilo Sá Magalhães: percurso histórico
Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 9h às 10h30

Mesa Redonda
Cotolengo: História, conquistas e desafios no trabalho com as pessoas com TEA/Autismo
Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 14h as 15h30

Sexta-feira (09/04) – Palestra
Tema: O professor do AEE e o professor da Sala Comum no processo de inclusão do estudante com TEA/Autismo.
Mediadora: Profa. Maria do Socorro Moraes
Horário: 9h às 10h30

YouTube da Secretaria de Educação: clique aqui

Assessoria de Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente tema .acho que este assunto deveria ser levado ao conhecimentos de todos os pais com crianças pequenas que muitas vezes por não terem conhecimento direito do assunto não admitem a condição do verdadeiro estado do filho .
    Ser autista não é ser doente .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here