Veja o que poderia ter acontecido com os países e seus povos se Hitler tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial

A hipotética vitória das potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial tem sido tema de muitas obras de ficção, de livros a filmes e séries de TV. Mas o que provavelmente teria acontecido ao mundo se os Aliados tivessem perdido esse conflito? O que viria a seguir, depois que a Alemanha nazista reivindicasse a vitória?

Como as potências do Eixo poderiam ter vencido a Segunda Guerra Mundial?

Esta é uma questão chave, se quisermos imaginar tal cenário. Como as potências do Eixo triunfariam sobre os Aliados? Para começar, a Alemanha nazista, com a ajuda do Reino da Itália, teria que ocupar com sucesso a Europa continental, incluindo a antiga União Soviética.

As potências do Eixo também teriam que obter controle sobre territórios na África, Caribe, Américas Central e do Sul, bem como no Canadá e no estado americano do Alasca.

O Império do Japão então controlaria a Ásia e o Pacífico. Os Estados Unidos e o Reino Unido não teriam outra opção a não ser se renderem.

Novos países do Terceiro Reich

Após a vitória, os nazistas procederiam à anexação dos países que consideravam suficientemente arianos. Países nórdicos como Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia se tornariam parte do império. A Suíça também seria anexada pelo Reich, assim como a França, a Grã-Bretanha e a Irlanda.

O que teria acontecido com a União Soviética?

O Governo Geral da Polônia (chefe Hans Frank provavelmente teria expandido seu território para incluir grande parte da antiga União Soviética, com a área mais ao Leste (Oriente) sendo controlada pelos japoneses.

Reino da Itália

Benito Mussolini provavelmente teria expandido o Reino da Itália para cobrir grande parte do território do sul da Europa que pertenceu ao Império Romano. Espanha e Portugal provavelmente se tornariam estados satélites, sob o controle da Itália.

África

Os nazistas reclamariam suas antigas colônias na África e tomariam as nações que estavam sob o controle dos países europeus derrotados.

China

Enquanto muitas nações orientais seriam mais facilmente dominadas, o Japão Imperial teria que trabalhar duro para invadir a China.

Os Estados Unidos

As potências do Eixo teriam que trabalhar juntas para dominar ou destruir os Estados Unidos. O Japão, em particular, desempenharia um papel crucial do lado do Pacífico, enquanto a Alemanha e a Itália assumiriam as outras frentes.

O problema japonês

Hitler via o Japão Imperial como um aliado estratégico, mas não mais do que isso. Os nazistas consideravam os japoneses “arianos honorários”, mas isso era mais um movimento de propaganda política.

A aliança entre a Alemanha nazista e o Japão provavelmente chegaria ao fim assim que todo o trabalho pesado tivesse sido feito pelos japoneses, principalmente com a China e os EUA. A aliança circunstancial provavelmente teria chegado ao fim, pois os japoneses ainda eram considerados uma raça inferior aos olhos dos nazistas.

O que teria acontecido com o povo?

Uma limpeza racial ocorreria, com milhões enfrentando discriminação, escravidão e morte. Cidadãos do sul da Europa e outros com pele mais escura e estatura mais baixa que não atendessem aos padrões arianos seriam considerados inferiores e, portanto, discriminados.

‘Untermensch’, o termo usado pelos nazistas para se referir aos povos inferiores não arianos, sofreria mais. Provavelmente haveria uma limpeza étnica dos judeus, ciganos e eslavos do mundo, para citar alguns. O Holocausto seria ainda pior.

Aqueles que eram deficientes físicos e mentais provavelmente também seriam mortos assim como qualquer pessoa que não fosse heterossexual ou qualquer pessoa que se opusesse ao regime.

Africanos e asiáticos não japoneses seriam mortos ou forçados à escravidão. Assim como os povos da América Central e do Sul.

Perseguição religiosa

O mundo provavelmente seria privado de religião. Adolf Hitler e o Partido Nazista eram conhecidos por sua hostilidade em relação à religião. A religião provavelmente não teria lugar no Terceiro Reich.

Algo de bom sairia do Terceiro Reich?

Embora o mundo fosse um lugar muito pior se as potências do Eixo tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial, sem dúvida algumas coisas positivas aconteceriam inevitavelmente.

O regime investiu pesadamente em tecnologia e ciência. Provavelmente veríamos avanços em várias frentes, incluindo mecânica e aeronáutica. De fato, muitos cientistas nazistas acabaram trabalhando para o governo dos EUA depois da guerra.

Por que uma vitória do Eixo seria improvável

Agora é hora de uma verificação da realidade (muito bem-vinda). A verdade é que seria muito improvável que as potências do Eixo tivessem vencido a guerra. Agora, vamos descobrir o porquê.

Os ingleses eram muito fortes. Para começar, os britânicos tinham um dos maiores exércitos do mundo (não vamos esquecer todas as nações do Império Britânico e da Commonwealth). Eles tinham múltiplas bases estratégicas espalhadas pelo mundo e estavam armados com um suprimento massivo de artilharia pesada.

E os soviéticos também

O Exército Vermelho dominou a Frente Oriental e conteve a expansão das potências do Eixo. Eles estavam bem na porta dos nazistas e os pressionaram com força. Hitler tinha um poderoso e enorme país transcontinental lutando contra ele.

Os Estados Unidos

Após o ataque a Pearl Harbor em 1941, os EUA se envolveram na guerra. Infelizmente para Hitler, os americanos eram fortes e tinham muitos recursos.

Geograficamente falando, os EUA também tiveram a sorte de estar longe de toda a ação na Europa, para que pudessem continuar fabricando e fornecendo aos Aliados armas, tanques, aeronaves, navios…

Outros países

China, França e muitas outras nações combatentes aliadas (incluindo tropas de resistência em territórios ocupados) certamente mantiveram Hitler em alerta.

A derrota era iminente

Na realidade, os nazistas estavam tentando morder mais do que podiam mastigar – era apenas uma questão de tempo até que as potências do Eixo fossem derrotadas.

Pior cenário

E caso as potências do Eixo declarassem milagrosamente a vitória, isso duraria apenas até que os EUA implantassem seu Convair B-36 “Peacemaker”, o primeiro bombardeiro intercontinental, que poderia facilmente atingir Berlim.

E se isso não bastasse, em 1948, tanto os EUA quanto a União Soviética tinham um enorme arsenal de bombas atômicas. Certamente o suficiente para fazer as potências do Eixo se renderem.

Reescrevendo a história

A hipotética vitória do Eixo tem sido tema de muitos livros, como o romance de 1962 ‘The Man in the High Castle’ (que foi adaptado para a série de TVO ‘Homem do Castelo Alto’-2015, na foto), a série ‘SS-GB: Remontando a 2ª Guerra’ (2017) e o filme ‘A Nação do Medo’ (1994).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here