Os dez municípios com as menores populações do país foram revelados após o IBGE divulgar o resultado do Censo 2022

Serra da Saudade, em Minas Gerais – é o menos populoso do Brasil, com apenas 833 residentes e sua extensão é de 335,6 km². A cidade está situada no Centro-Oeste mineiro, na região do Alto São Francisco e tem altitude de 670 metros. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 2,9 habitantes por km². A distância para a capital Belo Horizonte é de 270km. A cidade conta com uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de eventos, uma creche, uma praça de esportes, um ginásio poliesportivo, e disponibiliza gratuitamente internet Wi-Fi em praças de lazer.

Borá, em São Paulo é a segunda com 907 moradores e se encontra em uma altitude de 450 metros. Além disso fica localizada no Oeste paulista, 520 quilômetros de distância da capital. Sua extensão territorial é de 118,9 km² e sua densidade demográfica é de 7,6 habitantes por km². A economia se baseia na agropecuária e agricultura com as culturas de milho, café, mandioca e amendoim. Os pontos turísticos são a “Serra do Bunka”, as cachoeiras do Monjolo, do Tancão e do Jorjão.

Anhanguera, em Goiás, terceira colocada, possui uma população de 924 pessoas. O município se encontra na Região Sul goiana, perto da divisa com Minas Gerais. Sua extensão territorial é de 55,6 Km² e a densidade demográfica de 16,6 habitantes por km². O munícipio é conhecido como a “Terra do Limão Taiti” e do “Albúm de Figurinhas”. O Lago do Bandeirante é o seu ponto forte no turismo e com a adição de uma pequena praia se tornou destino para lazer e descanso. A distância para a capital Goiânia é de 29km.

Araguainha, no Mato Grosso, ocupa o quarto lugar da lista, pois abriga 1.100 moradores. Está situada no Sudeste do Mato Grosso. Tem 400 metros de altitude e possui extensão territorial de 675 km². Assim, sua densidade demográfica é de 1,5 habitante por km². A área teve colonização de garimpeiros na década de 1940 e recebeu o nome em homenagem ao Rio Araguainha, que banha a região. O município se destaca pela rica e diversificada vegetação, especialmente nativa e pelas belíssimas cachoeiras. A localidade é cercada por montanhas e serras.

Nova Castilho, em São Paulo, quinta colocada, a cidade de Tem 1.062 habitantes e está localizada em uma altitude de 420 metros. Sua extensão territorial: 183,4 km². Já a densidade demográfica é de 5,8 moradores por km². O município está localizado na região Noroeste de São Paulo. O local se destaca pela atividade agropecuária, especialmente com o gado leiteiro, e cana-de-açúcar. A distância para a capital é de 554 quilômetros.

Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, ocupa a sexta colocação entre as cidades menos populosas. Afinal, abriga 1.081 habitantes. A dimensão territorial é de 283, 2 km² e 3,8 pessoas por km². A distância para a capital é de 230km. A vegetação típica é o Cerrado. O distrito está situado em uma altitude de 920 metros, na zona central mineira. As serras que se destacam são as do Tigre, Capacete, Pedra-Menina e Gamelão. O local ganhou o nome em alusão a uma árvore da madeira cedro que, por causa de sua beleza, servia de referência.

André da Rocha, no do Rio Grande do Sul, se encontra no sétimo lugar entre as de menor população no Brasil. Tem 1.135 moradores. Sua extensão territorial é estabelecida em 331,2 km² e a densidade demográfica está definida em 3,4 pessoas por km². O município fica no Nordeste gaúcho e a distância para a Porto Alegre é 202,5 Km. O destaque econômico fica para o plantio de soja e criação de gado. Há também a tradição em promover grandes eventos, como rodeios e bailes. O local ganhou o nome do fundador, o juiz Manoel André Rocha.

Oliveira de Fátima, no Tocantins, tem uma população de 1.164 habitantes. Desse modo, ocupa a oitava colocação da lista. A dimensão territorial é de 209,3 km², com 5,5 habitantes por km². Está localizada na parte Centro-Oeste do Tocantins e com 289 metros de altitude. A distância para a capital Palmas é de pouco mais de 126km. Sua economia é baseada na pecuária de corte e produção de leite. Além das lavouras de arroz, milho, mandioca, banana e feijão de agricultura familiar.

A cidade de União da Serra, no Rio Grande do Sul, conta com uma população de 1.170 moradores. Sua extensão territorial é de 131,5 Km², já a densidade demográfica é definida em 8,9 pessoas por km². 222 quilômetros separam União da Serra da capital Porto Alegre. O local se destaca no turismo graças às belas cachoeiras, edificações oriundas da colonização italiana, e pelo parque aquático que conta com ótima infraestrutura.

São Sebastião do Rio Preto, em Minas Gerais, acolhe uma população de 1.259 habitantes e fecha o top 10. A distância para Belo Horizonte é de 180km. A dimensão territorial do município é de 128 km², enquanto a média de preenchimento populacional se estabelece em 9,8 de moradores por km². Fica na região metropolitana de Belo Horizonte. A economia se concentra na agropecuária, com foco no cultivo de cana-de-açúcar, milho, arroz e feijão, além da criação de gado leiteiro.

Fonte: IBGE/Censo 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here