Município segue ampliando a cobertura de saúde

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e com parceria da Policlínica Regional Dr. José Correia Sales promoveu, nesta segunda-feira (07), o início da formação especializada para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) voltada ao cuidado na primeira infância.

A formação, que contará com a participação de 117 profissionais, tem como objetivo aprimorar a assistência voltada às crianças caucaienses de zero a três anos, com atrasos e transtornos no desenvolvimento infantil, principalmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Após a formação, que será desenvolvida em formato teórico e prático durante todo o mês de agosto, serão implantados Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI), onde atuará a Equipe Multiprofissional (psicólogos, nutricionista, fisioterapeuta e terapeutas ocupacionais) dentro de postos de saúde do município.

Zózimo Medeiros, titular da SMS de Caucaia, destacou a relevância da qualificação. “Este é um momento pioneiro e inovador na Região da Saúde de Caucaia. Também é momento de celebrarmos e agradecermos a toda equipe da secretaria de Saúde pelo compromisso com as crianças caucaienses”, afirma.

A previsão é que, em setembro, seja implantado o NCDI no posto de saúde Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia e até o fim de 2023, em mais dois. No núcleo, as crianças que já são acompanhadas na APS e que já existam identificações de transtornos leves, serão cuidadas por esses profissionais que passaram pela formação. Caso a criança apresente um grau mais elevado, será encaminhada para a atenção especializada de Caucaia, com todos os dispositivos diferentes de que a rede possui.

O Secretário de Gestão e Governo, Gutemberg Holanda, parabenizou a equipe da APS pela iniciativa. “Quero parabenizar a equipe da atenção primária da secretaria de saúde de Caucaia pela sensibilidade em perceber a importância dessa qualificação dos nossos colaboradores em prol das crianças”, disse 

Lia Barroso, terapeuta ocupacional do EMAPS – distrito 5 e participante da formação, reforça a importância da formação na vida profissional. “É de fundamental importância que os profissionais, nos diversos níveis de atenção tenham um olhar sensível e habilitado para que as orientações e intervenções aconteçam o mais precoce possível e o prognóstico no tratamento seja otimizado”.

Saiba mais

Dentro dos NCDIs atuará a Equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde (EMAPS), criada com a Portaria Municipal N°103, de 04 de abril de 2023, que estabeleceu a metodologia de Acesso, os Processos de Trabalho e os Parâmetros Assistenciais da equipe na Atenção Primária à Saúde do município de Caucaia.

Com informação ASCOM/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here