Detectado em 115 países desde a sua descoberta na Tanzânia, em 1952, o vírus causa febre e dores nas articulações  

Um grande teste da primeira vacina contra o vírus chikungunya, transmitido por mosquito, teve resultados positivos, anunciou a farmacêutica francesa Valneva nesta terça-feira (13/6). Os resultados foram elogiados por especialistas, embora o tenha sido realizado com pacientes nos Estados Unidos, onde o vírus não é endêmico.

Detectado em 115 países desde a sua descoberta na Tanzânia, em 1952, o vírus causa febre e dores nas articulações. É transmitido aos seres humanos por meio do mosquito do tipo Aedes Aegypti.

A doença, para a qual ainda não existe medicamento, cresceu exponencialmente nas Américas. Entre janeiro e abril, foram detectados 135 mil casos no continente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos primeiros seis meses de 2022, foram registrados 50 mil casos na região.

A Valneva testa a vacina em adolescentes no Brasil, onde o vírus é endêmico. Os resultados podem ser decisivos para o futuro do medicamento.

A vacina desenvolvida pela Valneva é conhecida como VLA1553. Segundo a empresa, autoridades americanas podem dar a sua aprovação em agosto.

O novo teste, de fase três (última fase antes de solicitar o exame do medicamento perante autoridades) envolveu mais de 4.100 adultos saudáveis nos Estados Unidos.

Um total de 99% dos pacientes geraram anticorpos capazes de neutralizar o vírus, segundo estudo publicado na revista “The Lancet”.

A vacina, que requer uma injeção única, gerou efeitos colaterais semelhantes aos de outros fármacos.

Os resultados são promissores, destacou Martina Schneider, diretora de estratégia clínica da Valneva e principal autora do estudo. “Ela poderia representar a primeira vacina contra o chikungunya para quem vive em regiões endêmicas, bem como para viajantes.”

Uma fonte da empresa afirmou à AFP nesta terça-feira que a farmacêutica pretende solicitar a autorização de comercialização às autoridades de saúde europeias no segundo semestre de 2023.

A OMS alertou em abril que doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya, poderiam se espalhar devido às mudanças climáticas.

Outro medicamento contra o vírus é desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.

A palavra chikungunya significa “aqueles que se dobram”: isso porque um dos principais sintomas da doença é uma dor intensa nas articulações de pés e mãos que, em 50% dos casos, pode persistir por anos. Outra característica é febre acima de 38,5 graus e de início repentino.

Desde 2015, o Brasil já registrou mais de 1,1 milhão de casos de chikungunya e 909 mortes. Somente em 2023, foram 110,5 mil casos e 34 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde até 19 de maio.

A chikungunya

  • Transmissão: pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.
  • Sintomas: febre, dores intensas nas articulações, dores nas costas e pelo corpo, dor de cabeça, erupção avermelhada na pele, náuseas e vômitos, dor atrás dos olhos e calafrios.
  • Tratamento: ainda não há vacina ou medicamentos específicos para combate ao vírus. O tratamento é feito de acordo com os sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here